Engenharia do Exército constrói maior ponte militar da América Latina

Operação Jacuí II

Cachoeira do Sul (RS) – O 3º Batalhão de Engenharia de Combate (BE Cmb) concluiu, no dia 13 de novembro, a montagem da equipagem de Pontes M4T6 Mista no Rio Jacuí, ligando a margem da Rua Moron com a da Praia Nova. A Operação Jacuí II se estendeu por 13 dias, desde a preparação dos canteiros até a sua montagem final.

O exercício permitiu o adestramento de todas as qualificações militares do Batalhão, bem como do 6º BE Cmb (São Gabriel/RS), do 12º BE Cmb Blindado (Alegrete/RS), da 1ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada (São Borja/RS), da 3ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada (Dom Pedrito/RS) e do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 5º BE Cmb Bld, em Porto União-SC.

A abertura da ponte foi realizada no dia 13 de novembro, às 12h00, com a realização de uma Operação de Transposição de Curso D’água (Vip Day), estando presentes o Comandante Militar do Sul, General de Exército Antônio Hamilton Martins Mourão; o General de Divisão R/1 Geraldo Silvino Soares da Silva; e autoridades civis e militares.

A ponte montada é a maior ponte militar flutuante já lançada no Brasil e a maior ponte M4T6 já lançada na América Latina[/b]. Tem 283 metros de extensão e 4,20 metros de largura. Com capacidade de suporte para viaturas militares até classe 50, possui 56 flutuadores, sendo cinco bifloats da equipagem Bailey adaptados para o uso misto, conforme projeto do Segundo-Sargento Tatsch, do 3º BE Cmb.

Fotos: 3º BE Cmb

Sair da versão mobile