Equipe do Exército representará o Brasil no mundial militar de paraquedismo

Na quinta-feira (16), após quatro dias de provas, militares atletas da Comissão de Desportos do Exército, que integram a equipe Cometas, venceram competição na modalidade geral por equipe, no 30º Campeonato Brasileiro de Paraquedismo das Forças Armadas, na Base Aérea de Santos, em São Paulo. A performance na apresentação das provas de Queda Livre (FQL4), Estilo e Precisão de aterragem garantiu a conquista tanto no feminino quanto no masculino. Com o título, os atletas do Exército estão classificados para representar o Brasil, em novembro, no Campeonato Mundial de Paraquedismo, em Doha, no Qatar.

Na modalidade Queda Livre (FQL4), os paraquedistas saltam de, aproximadamente, 4 mil metros de altura e precisam formar, em 35 segundos, o maior número de figuras previamente selecionadas pela organização. O atleta chega a atingir uma velocidade de quase 200 quilômetros por hora. Estilo é uma prova técnica realizada em queda livre. O paraquedista abandona a aeronave a 2.300 metros de altura e inicia uma sequência de manobras com quatro curvas de 360º para ambos os lados e dois loopings. Já na prova de Precisão, a equipe deixa a aeronave a uma altura de 1.200 metros. O objetivo é atingir, individualmente, com um dos calcanhares, um alvo no solo de apenas dois centímetros de diâmetro.

O evento contou com a elite do paraquedismo militar brasileiro. Além dos Cometas, houve apresentações dos Netunos, da Marinha, e dos Falcões, da Aeronáutica.  Na competição individual, foram campeões gerais o Tenente do Exército Alcy Geraldo Vasconcellos Fraga Filho e a Sargento do Exército Isabella Castro Moreira. Os resultados obtidos pelos dois garantiram a participação deles no campeonato internacional.

O evento contou com o apoio de uma aeronave C-105 Amazonas, do Esquadrão Onça (1°/15° GAV) da FAB, com sede em Campo Grande (MS). A aeronave tem capacidade para realizar missões de transporte tático e logístico, lançamento de cargas e evacuação médica. No campeonato, foi utilizada para que os militares pudessem saltar na busca da melhor performance.

Na quarta-feira (15),  prestigiaram a competição o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD) do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar da reserva Jeferson Domingues de Freitas, juntamente com o Diretor de Desposto Militar, Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho; o Comandante do IV Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Barros Chã; e o chefe de Gabinete da SEPESD, Brigadeiro do Ar Fernando Almeida Riomar.

FONTE e FOTOS: Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB)

 

Sair da versão mobile