Exercício Agulhas Negras: Assalto Aeromóvel e Transposição de Curso d’água marcam o principal dia de operações

No primeiro minuto da madrugada do dia 23 de novembro, militares da 11ª Brigada de Infantaria Leve (Bda Inf L) atravessaram o Rio Paraíba do Sul, no município de Lorena (SP), em uma ação de transposição de curso d’água no contexto do Exercício Agulhas Negras. Sob a proteção da escuridão da noite, homens a pé passaram para a margem inimiga simulada em botes de assalto. Na segunda fase, os outros homens atravessaram o rio em passadeiras.

Com a posição conquistada, os blindados Urutu e Cascavel e o material logístico transpuseram o rio, nas primeiras horas da manhã, sobre portadas (espécie de balsas) e sobre a Ponte Ribbon e seguiram atrás do caminho aberto pelos infantes.

Assalto Aeromóvel

No início da manhã do dia 23, outra atividade de ataque acontecia em Guaratinguetá. Nessa, os infantes embarcaram nos helicópteros Jaguar e Pantera da Aviação do Exército. As aeronaves incursionaram 30 quilômetros atrás das linhas adversárias simuladas e realizaram o desembarque de militares da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) na Zona Rural de Lagoinha (SP).

As atividades foram acompanhadas pelo Comandante Militar do Sudeste, General de Exército João Camilo Pires de Campos; pelo Comandante da 2ª Divisão de Exército, General de Divisão Eduardo Diniz; pelo Comandante da Aviação do Exército, General de Brigada Luciano Guilherme Cabral Pinheiro; pelo Comandante da 11ª Bda Inf L, General de Brigada Carlos Sérgio Camara Saú; e pelo Comandante da 12ª Bda Inf L (Amv), General de Brigada Mario Fernandes.

FONTE e FOTOS: EB

Sair da versão mobile