Modernização da Artilharia do Exército Brasileiro com novo obuseiro M109

O Exército Brasileiro está se preparando para receber novas unidades do obuseiro autopropulsado M109 A5 “Plus” BR, modelo atualizado da viatura de combate, com mais recursos tecnológicos que seu antecessor.

O 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (5º GAC AP), localizado em Curitiba, será um dos primeiros a receber, a princípio, 16 unidades do armamento. Para isso, foi construído um novo pavilhão e a organização militar incorporou mais uma Bateria, aumentando seu efetivo. Além disso, o 5º GAC AP também tem promovido capacitação de pessoal.

A aquisição amplia a capacidade da Artilharia brasileira, tendo em vista que o produto foi desenvolvido com base nas necessidades do Exército Brasileiro. O novo modelo do M109 tem maior alcance e reduz o tempo entre o recebimento da missão tiro e o disparo em mais de 80% em relação aos modelos anteriores.

O obuseiro de 155 mm de calibre incorpora um medidor da velocidade inicial do tubo, que proporciona maior precisão ao tiro, além de melhorias no sistema de posicionamento e navegação, na unidade de exibição de comando, nos rádios digitais, no sistema de controle de armas e no bloqueio de tubo remotamente acionado.

FONTE e FOTO: EB

Sair da versão mobile