Tanque Argentino Mediano 2CA2 passa por teste de tiro

O Ministro da Defesa da Argentina assistiu aos testes de tiro e ajuste dos sistemas instalados no Tanque Argentino Mediano 2CA2, com o objetivo de verificar a modernização que implica a integração dos novos sistemas. Esta atualização é muito significativa, pois coloca o TAM em um nível tecnológico compatível com os tanques mais modernos do mundo.

“Estamos muito satisfeitos que esta modernização avance dentro dos prazos que estabelecemos, esperamos terminar o ano com vários tanques modernizados e prontos para integrar as unidades operacionais. Essa modernização nos permitirá contar com veículos blindados de última geração, adequados tanto para exercícios quanto para combate, e isso é resultado do trabalho realizado em conjunto com a IMPSA e podemos realizá-lo graças a Fundo Nacional de Defesa”, disse o ministro da Defesa após presenciar a atividade organizada pela Dirección General de Investigación y Desarrollo do Exército Argentino.

O Projeto de Modernização do Tanque Argentino Mediano (TAM), principal armamento blindado do Exército Argentino, agrega à versão TAM 2CA2 sistemas de última geração que possibilitam o Combate “Todo Tiempo” (TT) e maior precisão no tiro, devido a incorporação de um avançado sistema de controle de tiro digitalizado. Da mesma forma, entre outras melhorias, conseguiu-se uma maior velocidade de movimentação da torre, como consequência da substituição do sistema original de movimentação hidráulica por um elétrico.

O salto tecnológico alcançado é significativo, pois a tecnologia utilizada no TAM 2CA2 é a mesma que atualmente é utilizada pelos tanques mais modernos do mundo, o que lhe confere a capacidade operacional necessária que os conflitos modernos exigem. Nesta primeira etapa, está prevista a modernização de 74 unidades com esse sistema.

Após essas verificações preliminares em campo, será realizada a Evaluación Técnica Operacional (ETO) do protótipo TAM 2CAC, cujo objetivo será verificar se o mesmo atende aos requisitos operacionais estabelecidos pelo Exército Argentino.

FONTE: Ministerio de Defensa

Sair da versão mobile