Tomada de Monte Castelo – Ordem do Dia

Neste aniversário de 72 anos da Tomada de Monte Castelo, o Exército Brasileiro rende justa homenagem aos bravos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que, em território estrangeiro, evidenciaram, sobejamente, exemplos de audácia, bravura, desprendimento, espírito de cumprimento de missão e sacrifício. Valores que são imprescindíveis ao Soldado brasileiro.

Soldados que lutaram pela democracia nos campos da Europa e retornaram à Pátria com a convicção do dever cumprido.

Soldados que são exemplos eternos para todas as gerações de brasileiros.

Em Monte Castelo, a posição fortificada do inimigo, com domínio de fogos e protegida por campos minados, era considerada intransponível.

Mesmo havendo sido rechaçada por três vezes, a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (1ª DIE) não desistiu. Após combates intensos, agravados pelo frio, pelo terreno íngreme e lamacento, Monte Castelo foi conquistado a despeito de todos os óbices, impulsionando o prosseguimento das operações da FEB. A conquista era considerada ponto chave da ruptura das defesas alemãs nos Apeninos, entre os vales dos rios Reno e Marano.

A Bandeira Brasileira, símbolo maior de nossa Nação, desfraldada no ponto mais alto da elevação, representou o repúdio do nosso povo ao nazismo, à tirania e ao desrespeito à autodeterminação dos povos. Vilas e cidades foram libertas do jugo nazista.

Devemos manter viva essa lembrança, reverenciar a história, rememorar os bravos heróis que deram sua vida em favor do patriotismo. Assim, enaltecemos os valores do Soldado Brasileiro, que serviram, servem e servirão de exemplo a todas as gerações de nosso Exército.

Exército de ontem! Exército de hoje! Mesmos valores!

Meus comandados! Que o exemplo de nossos abnegados pracinhas nos inspire a enfrentar todos os obstáculos que se apresentarem, assegurando a União, a Coesão e o Espírito de Corpo no cumprimento do compromisso perene de defender a Pátria.

Brasília, DF, 21 de fevereiro de 2017

General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas
Comandante do Exército

NOTA do EDITOR: Fotos realizadas ontem, durante a cerimônia na 12ª Brigada de Infantaria Leve (Amv) – “Brigada Fornovo di Taro”.

Sair da versão mobile