ABIMDE representa o Brasil na F’AIR 2023

O Brasil é o convidado de honra da XI edição da Feira Internacional Aeronáutica e Espacial – F-AIR Colômbia 2023, que será realizada entre os dias 12 e 16 de julho, nas instalações do Aeroporto Jose María Córdova – Rionegro, no departamento de Antioquia, na Colômbia.

Organizado pela Unidade Administrativa Especial de Aeronáutica Civil e pela Força Aérea Colombiana, o objetivo do evento é promover o desenvolvimento da indústria do setor e criar um espaço de diálogo entre provedores e
representantes da aviação civil, de defesa, empresas públicas e privadas.

A participação do Brasil foi viabilizada pelo Ministério das Relações Exteriores, pelo Ministério da Defesa e pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE). O diretor de projetos da ABIMDE, Coronel Antonio Ribeiro é quem está à frente da organização e é, também, o responsável pelo projeto do estande, que reunirá oito empresas associadas: Advanced Technologies, Omnisys, IACIT, EDASIM, Avionics, AKAER, ALLTEC e VIAVI. O Pavilhão Brasil também contará com a presença da Embraer, em estande próprio.

O espaço brasileiro disporá de 208 m². Além dos módulos de exposição das oito associadas e do espaço da Embraer, a área vai abrigar uma sala de reuniões, onde serão realizadas as diversas rodadas de negócio já agendadas, e um telão em LED com sonorização para apresentação dos produtos das empresas. “A ideia é apresentar nossas capacidades no setor aeroespacial e buscar oportunidades de negócios”, destacou o Coronel Antonio Ribeiro.

PAVILHÃO BRASIL

A inauguração da feira está prevista para acontecer na tarde do dia 12 de julho, e contará com a presença de autoridades civis e militares colombianas, além de convidados das nações amigas. Depois da cerimônia, a Esquadrilha da Fumaça fará uma apresentação e as aeronaves estacionadas na área externa poderão ser visitadas pelos convidados.

No primeiro dia da feira (13), será realizada uma cerimônia de inauguração do estande brasileiro. Está prevista a presença do Embaixador da Colômbia no Brasil, Guillermo Rivera, do Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, do Secretário de Produtos de Defesa, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita, entre outras autoridades.

Comandante da Aeronáutica – Tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno

No mesmo dia haverá, no Pavilhão Brasil, uma apresentação da Corporação Cluster Aeroespacial Colombiana (CAESCOL) para as empresas brasileiras, seguido de uma confraternização entre a delegação brasileira e os empresários colombianos para estreitar laços comerciais e de cooperação entre os dois países.

De acordo com o Coronel Antonio Ribeiro, o Brasil tem expectativas positivas para o setor. “Por intermédio de uma plataforma digital disponibilizada no site do evento, já está acontecendo o agendamento de reuniões entre entidades governamentais e privadas. Além disso, a grande procura por horários da sala de reunião do Pavilhão Brasil é um prenúncio de boas oportunidades de negócios para nossas empresas”, disse.

PROGRAMAÇÃO F-AIR

Em paralelo, a programação inclui uma série de palestras que compõe a Agenda Acadêmica do evento, com temas diversos como, por exemplo, o setor aeroespacial, de defesa e drones. A F-Drone reunirá stakeholders nacionais e internacionais na categoria de aviação não tripulada. Serão feitas exibições comerciais em uma área exclusiva para a demonstração de equipamentos.

O ponto alto da F-AIR serão os shows aéreos de Brasil, Estados Unidos e Colômbia. A Força Aérea Brasileira estará representada por sua mais nova aquisição, o cargueiro Embraer KC-390, e pelas aeronaves Embraer A-29 – Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça, que tem como missão realizar demonstrações aéreas reforçando a missão institucional da FAB.

FONTE: Rossi Comunicação

Sair da versão mobile