Naval Group participa da LAAD 2023 no Brasil

A Exposição Latino-Americana de Defesa e Segurança – LAAD, é uma oportunidade para reforçar a presença de longa data do Naval Group no Brasil e na América Latina e reiterar seu compromisso com o Brasil como um importante parceiro industrial.

O Naval Group agradece a confiança das autoridades brasileiras e da Marinha do Brasil. O grupo está pronto para continuar oferecendo superioridade tecnológica por meio de sua ampla gama de soluções. O Naval Group, parceiro estratégico de longo prazo da soberania brasileira, em 2009, no âmbito do acordo de cooperação estratégica franco-brasileira em defesa, a Marinha do Brasil escolheu o Naval Group para seu Programa de desenvolvimento de Submarinos, o programa ProSub.

A “Amazônia Azul”, zona econômica exclusiva do Brasil, equivale à superfície da floresta amazônica e cobre 3,6 milhões de quilômetros quadrados de costa atlântica. Para proteger sua rica biodiversidade marinha e recursos energéticos e afirmar sua soberania sobre a área, o Brasil decidiu reforçar sua força submarina com quatro novos submarinos convencionais (SSK) e o desenvolvimento de um submarino de propulsão nuclear (SSN).

Por meio de uma transferência inédita de tecnologia, o Naval Group está trabalhando com o Brasil para construir e operar quatro submarinos convencionais da classe Riachuelo (tipo Scorpène®) em um novo estaleiro e base naval construídos em Itaguaí-RJ para esse fim. O Riachuelo, primeiro dos quatro submarinos do programa ProSub foi encomendado pela Marinha do Brasil em setembro de 2022 e o Humaitá, segundo submarino da série, lançado em dezembro de 2020, será entregue até o final do ano.

O Naval Group também apóia a Marinha do Brasil no projeto e construção do primeiro submarino brasileiro movido a energia nuclear e fornecerá suporte além da construção dos submarinos durante todo o ciclo de vida dos navios.

O Naval Group apresentará uma vasta gama de equipamentos e soluções, incluindo:

O Scorpène do Naval Group combina uma plataforma única e um excelente sistema de combate. O Scorpène® é ideal para ação e eficácia operacional. Robusto e duradouro, é um submarino oceânico também projetado para operações em águas rasas. Multifuncional, cumpre todo o escopo de missões como Guerra Anti-Superfície e Anti-Submarino, operações especiais e coleta de informações.

Apresentando-se como a última geração de sistema de combate, o SUBTICS® aborda os crescentes desafios das missões submarinas modernas em águas azuis e rasas em todo o domínio da guerra submarina. Altamente modular e escalável, o SUBTICS® pode ser integrado em novas plataformas ou como parte de programas de modernização para submarinos existentes.

Com 14 submarinos construídos em todo o mundo, o Scorpène® é uma referência fundamental de submarinos de ataque convencionais (SSK) para marinhas de todo o mundo. Ela pode ser facilmente adaptada aos requisitos específicos dos clientes e a melhoria contínua do Scorpène garante a integração perfeita da mais recente tecnologia a bordo.

Gowind® é a resposta do Naval Group aos desafios de segurança e defesa do século XXI. É um Surface Combatant multi-missão do tamanho de uma corveta que oferece recursos em todas as áreas. Ele é projetado para executar todo o espectro de operações de defesa naval e funções de segurança marítima, com o mais alto nível de desempenho.

Corveta Gowind “Al-Emarat” dos Emirados Árabes Unidos

Robusto, fortemente equipado, altamente manobrável, o Gowind® integra, através do Sistema de Gerenciamento de Combate SETIS® do Naval Group e soluções estruturais inovadoras, sensores e armas de última geração. Projetado para ser usado contra ameaças aéreas, navais ou subaquáticas desde as etapas iniciais do processo de engenharia, o Gowind® é multifuncional por design.

O Gowind® desfruta de um sucesso comercial significativo, já que 12 unidades já foram vendidas. A maioria delas é construída localmente por meio de Transferência de Tecnologia e parcerias com a indústria local.

Belharra® (ou FDI) é o navio de combate inovador, 100% digital e ciberseguro, projetado para gerenciamento de crises, bem como supremacia naval em conflitos de alta intensidade. Esta fragata compacta fornece um amplo e completo espectro de missões, sozinho ou como parte de uma força naval colaborativa, para missões de longa duração em alto mar, bem como para operações litorâneas. Como a primeira fragata digital, a Belharra® possui capacidades de alto nível em guerra antiaérea, antisuperfície, antissubmarina e assimétrica, considerando a herança operacional da Marinha Francesa adquirida em operações. Modular e escalável, a Belharra® pode ser adaptado para atender às necessidades específicas das marinhas. Esta fragata, originalmente pronta para transferência de tecnologia e construção local, contribui para a soberania de nossos países clientes.

O programa FDI da Marinha Francesa verá a primeira de suas cinco fragatas concluídas em 2024 e a Belharra® também foi selecionado pela Marinha Helênica.

Juntamente com seu parceiro Exail, o Naval Group desenvolveu uma nova geração de navios de contramedidas de minas, um dos primeiros navios de projeção de drones nativos. Esta solução já adquirida pelas marinhas belga e holandesa é uma mudança completa de paradigma na forma como as minas são combatidas ao adotar uma posição remota (stand-off) que reduz o risco para o pessoal e a nave-mãe e permite um aumento substancial na velocidade de cobertura de áreas mineradas.

Essas embarcações especializadas e com segurança cibernética por projeto de contramedidas de minas (MCM) são as primeiras a ter a capacidade de embarcar e lançar uma combinação de drones de superfície (12 metros e 18 toneladas), drones subaquáticos e drones aéreos. Os navios de contramedidas de minas usarão um sistema principalmente autônomo para detecção, classificação e neutralização de minas. Podem resistir a explosões subaquáticas e possuem assinaturas acústicas, elétricas e magnéticas muito baixas, de acordo com as missões a serem realizadas.

O Naval Group domina toda a cadeia de valor de sistemas não tripulados: designer, fabricante e parceiro de suporte em serviço de sistemas de combate naval não tripulados em guerra de superfície, subaquática, mina e fundo do mar, bem como integrador de qualquer tipo de drone para suas embarcações armadas.

O Naval Group desenvolveu vários demonstradores de sistemas navais não tripulados, incluindo D2i, Sterenn Du, Remorina e um demonstrador XL UUV autônomo e de longa resistência que pode ser armado. A empresa está aprimorando ativamente seu sistema multimissão/multidrone para garantir a integração perfeita de sistemas não tripulados em operações de combate naval.

O Naval Group está investindo em conceitos futuros por meio de simulação, inteligência artificial, manutenção inteligente e gêmeo digital.

Sair da versão mobile