2015: Um ano fatídico para os tanques Abrams

Em um vídeo que foi viral na Internet, um tanque Abrams do exército saudita é calcinado após explosão de sua munição.

Um dos resultados na esfera militar do ano que finda, foi o completo fracasso dos tanques Abrams americanos, algo que demonstrado por um desempenho decepcionante nos exércitos do Iraque e da Arábia Saudita.

Ambos os Abrams, M1A1M adquirido pelo exército iraquiano e o M1A2SA comprado pela Arábia Saudita, expuseram as fraquezas destes tanques mundialmente famosos, diz a ‘Rosiiskaya Gazeta’.

Parte desse fracasso se reflete na derrota dos tanques sauditas M1A2SA frente aos sistemas de mísseis 9K111 FAGO soviéticos, que aliás, foram produzidos 45 anos atrás. Um vídeo em que os tanques são calcinados foi publicado na Internet e tornou-se popular no YouTube.

No vídeo você pode ver como todas as munições explodem em um dos tanques, é que no Abrams a munição está localizada na torreta. Este projeto protege grande parte dos soldados, mas não exatamente uma boa ideia no que diz respeito à proteção da munição, o que foi demonstrado em várias ocasiões em confrontos nas zonas fronteiriças da Arábia Saudita e do Iraque.

Reuters – Foto: Erik de Castro

Além disso, o Abrams têm grandes problemas quando disparam da metralhadora instalada na torre. Durante a guerra do Iraque as tripulações dos tanques americanos perderam um número significativo de comandantes que foram feridos ou mortos por estar acima da torre. 

Cabe ressaltar que em versões mais recentes do Abrams, os construtores adicionaram uma cúpula de vidro à prova de balas especial, melhorando o nível de proteção do atirador, mas que faz com que a silhueta do tanque fique ainda maior, representando um impacto negativo na sua capacidade de camuflagem.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: RT

Sair da versão mobile