50 anos da Operação “Yahalom”

Mig-21 IAF
Mig-21 nas mãos da IAF

Por Tal Giladi

50 anos se passaram desde que a Operação “Yahalom” (hebraico para Diamante), que foi e ainda é uma das operações mais importantes montadas em Israel. O Chefe de Inteligência da IAF no momento da operação concede uma entrevista especial.

50 anos atrás, hoje, um avião de caça MiG-21 foi trazido para Israel em uma operação secreta que recebeu o nome de Operação “Yahalom” (Diamante), e como seu nome indica, era a jóia da coroa. Na operação, um piloto iraquiano recrutado pelo “Mossad” (serviço secreto israelense) desertou para Israel com a aeronave e também forneceu material de instrução e manutenção, que provou ser muito valioso para a segurança e reputação de Israel.

Brig. General (Res) Yesha’ayahu (Shayke) Barkat, um piloto de caça que tinha servido como instrutor de vôo e comandante de esquadrão, e que era o Chefe da Seção de Inteligência da IAF no momento da operação, recorda o ocorrido. Ele lembra a operação de inteligência e como Israel foi o único país a ter sucesso onde muitos outros países fracassaram e conseguiu adquirir a aeronave que intrigava e ameaçava o Ocidente.

“O MiG-21 era o orgulho e alegria da URSS e depois trazê-lo para Israel voamos e testamos contra nossos aviões de combate. Tínhamos um ambiente tranquilo e confortável para treinar “Dog fights” e testar as suas forças e fraquezas. Aprendemos sobre sua velocidade, manobrabilidade, reações e o campo de visão de seu cockpit, tudo isso nos ajudou a entender como derrubá-lo”, compartilhou. “Estas foram as lições que decidiram a guerra dos Seis Dias”. Além disso, a aquisição do jato nos concedeu um estatuto internacional em operações de inteligência e nos projetou no “Mercado Internacional de Inteligência” e à “Inteligência Comercial”.

A joia da Coroa da União Soviética

O “Mossad” e seus contatos internacionais foram responsáveis por recrutar o piloto, eles ativaram seus agentes ao redor do mundo em uma tentativa de encontrar o homem que iria aproximá-los da aeronave a muito aguardada. “Entre os candidatos, havia uma excelente opção. Munir Radfa. Um dos meus homens participou de uma reunião entre o Mossad e Radfa em Atenas, tornaram-se amigos e planejaram o vôo em conjunto, com base em detalhes técnicos sobre o MiG-21 que aprendemos de Munir”.

O piloto

O Capitão Munir Radfa era um piloto iraquiano de MiG-21 e serviu como o comandante-adjunto de um esquadrão de caça da força aérea iraquiana. Por ser cristão em um governo de maioria muçulmana no Iraque, apesar de suas realizações profissionais, sua promoção foi interrompida. Além disso, Munir estava cheio de sentimento de culpa e repulsa das missões cruéis que lhes foram atribuídas, incluindo o bombardeio de civis Curdos no Norte do Iraque. Radfa queria deixar o Iraque e fugir para um país ocidental com sua família. As circunstâncias de sua vida tornaram-se as razões pelas quais ele foi escolhido pelo “Mossad”.

“Quando toda a operação já estava definida, eu ainda não tinha certeza de que Munir seria capaz de pilotar o jato e chegar aqui. Eu sabia que todos os esforços teriam sido em vão se eu não tivesse certeza. Eu perguntei ao então Comandante da IAF para voar com ele. Ele pensou que eu era louco, mas nós cedeu um ‘Meteor’, de dois lugares, da Base Aérea de Ramat-David e Munir veio à Israel. O ‘Mossad’ organizou um jantar para nós, falamos sobre nossas famílias e vidas pessoais e no dia seguinte eu testei as suas habilidades de vôo”.

Você em algum momento suspeitou que Radfa poderia ser de fato um duplo agente iraquiano cuja missão era conseguir penetrar no espaço aéreo israelense?

“É por isso que eu queria voar com ele. Nós nos encontramos no aeroporto Ben-Gurion na parte da manhã. O comandante da IAF estava preocupado comigo por isso ele colocou toda a força em alerta. Mas eu era muito jovem e não tinha medo de voar atrás de um iraquiano. Um piloto que eu mal conhecia, mas ainda assim eu não tive medo. Naquela época, caso algo desse errado o manche era manual e não eletrônico e por isso teríamos que brigar usando a força das nossas mãos caso algo desse errado”.

Mig-21 na base aérea iraquiana de Hazor

Bem-vindo

Em agosto de 1966, a última e mais importante etapa da operação começou. O “Mossad” foi criativo na sua maneira de sinalizar Radfa (que havia retornado para o Iraque), informando que estavam prontos para a sua chegada. Todos os dias, uma canção em árabe foi transmitida como parte da Programação da Rádio Voz de Israel. A letra da canção era “Marhabten, Marhabten, Marhabten” (“Bem-vindo”).

“Eu me escondi no banheiro por vários dias na hora em que a música era transmitida, assim a minha esposa não tinha motivo para me perguntar por que eu estava ouvindo essa estação. Durante três dias seguidos a canção foi transmitida em uma hora pré-determinada. No primeiro dia Comando da IAF ficou reunido no QG da IAF, mas Radfa não fazer contato e, lentamente a sala de reunião foi esvaziada. Finalmente no terceiro dia ele chegou, estávamos sentados juntos aguardando e viu o MiG-21 nas nossas telas de radar”.

Radfa chegou à Israel e foi seguido por sua família, mas ele teve muita dificuldade de se aclimatar à Israel e mais tarde mudou-se para o EUA, onde viveu até sua morte por parada cardíaca em 1998.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Carlos Lima

FONTE: Israeli Air Force

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