Airbus Helicopters apresenta o helicóptero H160

H160-Heli-Expo2015.

Por Ivan Plavetz

A Airbus Helicopters apresentou ontem (03) na Heli-Expo 2015, evento internacional que está acontecendo em Orlando (EUA), o novo helicóptero H160. Pertencente à classe de 5.5 a 6 toneladas, o aparelho representa o programa de transformação da companhia que, segundo seus representantes, está apoiado no refinamento de performances e da relação custo/benefício, assim como no cuidado com o conforto dos passageiros e redução de impacto ambiental do envelope operacional da aeronave.

O novo helicóptero foi apresentado na forma de maquete em escala 1:1 no estande da empresa construído na sede da mostra. Guilherme Faury, CEO da Airbus Helicopters, disse que o H160 representa a estratégia da companhia em oferecer aos seus clientes as mais eficientes soluções, notadamente com foco na segurança dos usuários e no fator de impacto ambiental.

A Airbus Helicopters informou que o H160 reúne numa única célula mais de 60 diferentes tecnologias patenteadas pela fabricante. Capaz de voar a uma velocidade de cruzeiro de 160 nós (296 km/h) ,o novo helicóptero foi dimensionado para acomodar até 12 passageiros em deslocamentos de 120 milhas náuticas (220 km) em missões offshore dedicadas à exploração de petróleo e gás, ou então, cobrir distancias de até 450 milhas náuticas (830 km) com 20 minutos de reserva em tarefas governamentais e de busca e salvamento (SAR).

Entre as características de destaque incorporadas no H160 figuram inovadoras formas aerodinâmicas de baixo arrasto, rotor de cauda Fenestron dotado de design de alta-eficiência para controle de torque, estabilizador de cauda “biplano” e pás do rotor principal conformadas de acordo com o conceito Blue Edge, que segundo a Airbus Helicopters, reduzem a emissão de ruído externo em 50% quando comparadas aos níveis correspondentes emitidos pelos rotores de projeto convencional.

O H160 será o primeiro helicóptero civil de sua classe cuja estrutura será totalmente conformada com partes de material compósito, resultando numa célula mais leve, robusta e resistente à corrosão e fadiga mecânica. O projeto da cabeça do rotor principal baseada na comprovada tecnologia Spheriflex conterá avanços adicionais graças às inovações incorporadas na tecnologia dos compósitos termoplásticos, contabilizando redução de peso e aumento de tolerância a danos.

A aviônica do H160 será baseada na suíte Helionix e será a primeira totalmente desenvolvida, integrada por uma fabricante de aeronaves de asas rotativas. De acordo com a Airbus Helicopters, a Helionix proverá elevados padrões de segurança, expressiva redução da carga de trabalho da tripulação, acurada consciência situacional e redundância de sistemas.

Para acionar os rotores do H160, a Airbus Helicopters selecionou o novo motor Turbomeca Arrano de 1.100 Hp que oferece reduzido consumo de combustível em troca de um rendimento optimizado. O projeto desse propulsor foi desenvolvido de acordo com o princípio de redução de tempo de manutenção por hora voada.

FONTE:T&D

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