Alemanha doa veículos de combate de infantaria Marder à Jordânia

Como relatou o jornal alemão “Süddeutsche Zeitung” em um artigo de 11 de dezembro de 2016 escrito por Christoph Hickmann e entitulado “Deutsche Panzer für das Königreich”, na presença da Ministra da Defesa da Alemanha, Ursula von der Leyen, foi realizada em Amã uma cerimônia para a entrega às forças armadas da Jordânia dos primeiros 16 veículos de combate de infantaria Marder 1A3, anteriormente desmobilizados do Bundeswehr (exército alemão).

No total a Jordânia receberá 50 veículos de combate de infantaria alemão Marder 1A3, de forma gratuita, como assistência do Governo da Alemanha. No total, o governo alemão concedeu assistência militar para a Jordânia no valor de 32 milhões de euros, pelo qual os jordanianos receberão, além dos 16 BMP Marder 1A3 enviados já recebidos, 70 caminhões militares, 56 vans, meios de comunicação, e vários outros ativos. Os 34 BMP Marder 1A3 restantes serão transferidos para a Jordânia até o final de 2017.

É relatado que durante a sua estada na Jordânia, Ursula von der Leyen, entre outras coisas, teria vindo a negociar a possibilidade de deslocamento para a Jordânia de aviões de reconhecimento Tornado ECR alemães, envolvidos em operações contra o Estado Islâmico e hoje baseados na base aérea turca de Incirlik. A possível remoção dos Tornado ECR de Incirlik,para a Jordânia estaria associada com as relações cada vez piores da Alemanha com o regime do presidente Erdogan da Turquia.

O Bundeswehr recebeu entre 1969-1975, ainda na época da Alemanha Ocidental, 2136 veículos de combate de infantaria Marder, que hoje estão sendo desmobilizados em favor do novo VBCI Puma. Anteriormente, o exército alemão se desfez em 2008 de 237 Marder, vendidos para o Chile, e em 2015, 51 foram para a Indonésia. Em 2016, houve relatos sobre planos do governo alemão de alguns Marder em estoque serem entregues para a Tunísia.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Junker

FONTE: BMPD

Sair da versão mobile