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Home Geopolítica

Analista militar explica visibilidade dos F-22 e F-35 aos radares russos

Luiz Padilha por Luiz Padilha
31/08/2018 - 14:20
em Geopolítica
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Caças norte-americanos construídos com uso da tecnologia stealth podem ser detectados por estações de radares russas do sistema de defesa antiaérea, escreveu o analista militar Aleksei Leonkov em um artigo publicado pelo jornal Zvezda.

“Os modernos radares russos do sistema de defesa antiaérea e das aeronaves são equipados com AESA [antena de matriz ativa faseada]. Eles não só permitem aumentar a potência e sensibilidade do emissor, mas também detectam vários alvos ao mesmo tempo e usam processamento de sinal digital, eliminando qualquer interferência”, observou Leonkov.



Segundo ele, “a função mais importante dos radares AESA é que eles podem escanear uma área em diferentes diapasões de frequência simultaneamente”. Como resultado, os caças furtivos permanecem invisíveis apenas para seus próprios radares.
O analista explica que as tecnologias stealth dos EUA são projetadas para ondas de rádio de banda X (ondas de escala centimétrica) em que opera a maioria dos radares modernos dos sistemas de defesa antiaérea.

“Os sistemas de radar de defesa antiaérea mais antigos, como o S-125, usavam a banda L de frequências (ondas decimétricas), então as tecnologias furtivas dos EUA não os afetavam de modo algum: as estações conseguiam detectar mesmo os aviões invisíveis […] Há toda uma linha de radares de banda L que foi criada na Rússia”, escreveu o analista militar.

Além disso, continuou o especialista, foram acrescentados sistemas ótico-eletrônicos aos complexos de detecção de alvos, os quais complementaram as capacidades dos radares com o reconhecimento de alvos na faixa ótica visível, assim como nos espectros infravermelho e ultravioleta.

“A informação de que os russos encontram seus aviões invisíveis no céu sem nenhum problema pegou os norte-americanos de surpresa. Eles já construíram 195 aeronaves F-22 Raptor, 21 bombardeiros B-2 Spirit e 305 caças F-35 Lightning II, gastando no total mais de US$ 170 bilhões [R$ 698,2 bilhões], considerando as despesas de desenvolvimento”, concluiu o especialista.
Segundo ele, os sistemas russos também são capazes de detectar navios e tanques norte-americanos criados com uso da tecnologia stealth.

“Para desapontamento dos norte-americanos, informo que os sistemas de pontaria antitanque russos, operando nos modos ótico e infravermelho, em breve terão expandido seu espectro de detecção. Isso acontecerá devido aos novos conversores eletrônicos e óticos de terceira geração”, disse Leonkov.

FONTE: Sputnik


Tags: F-22F-35
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Comentários 10

  1. Topol says:
    4 anos atrás

    A forma com que o noticiário russo expõe a notícia realmente soa um tanto tendenciosa porém a anos já é do conhecimento de muitos que acompanham o tema o fato de que os radares baseados em solo que compõem o intrincado IADS da Rússia tem sim a capacidade de detectar a aproximação de aeronaves “stealth” praticamente no mesmo patamar de outras de visibilidade radar comum… os sistemas de baixa frequência como o NEBO que servem para a função de vigilância detectam aeronaves stealth a grandes distancias e provêm aos operadores alerta antecipado porém os mesmos não podem fornecer solução de tiro para o abate e nem servem para guiagem de mísseis porém o que não é citado pela matéria e que ao meu ver é o ponto de geração de toda a discórdia é que atualmente tais sistemas tanto de banda decimétrica (banda L) quanto outras faixas de onda maiores como é o caso do NEBO trabalham integrados aos demais componentes do IADS tais como baterias S-300, S400 e Buk-M2 informando a direção altitude e velocidade do contato e servindo de referência para os demais radares de refinarem o sinal e conseguirem engajar o contato em tempo e distância hábil … Não estou dizendo aqui que o “stealth ” está obsoleto e que é uma porcaria dispendiosa e imprestável, pelo contrário, na arena ar-ar onde os caças só contam com seu próprio radar de banda milimétrica, a faixa mais precisa para solução de tiro porém a menos eficaz contra aeronaves de baixa visibilidade radar , o stealth ainda faz toda a diferença e tem enorme vantagem em combate, pode-se dizer o mesmo quanto a mísseis guiados por radar ativo, um contato que dissipa a pouca energia emitida pelo pequeno radar de um míssil tem enorme vantagem porém a meu ver essa vantagem tende a diminuir a cada dia pois o stealth já atingiu seu ápice enquanto as tecnologias de detecção correm atrás para reduzir o gap

    Responder
    • HMS TIRELESS says:
      4 anos atrás

      Comentário excelente Topol! Agora o que você voluntaria ou involuntariamente mostrou é que para anular ou mitigar a ameaça representada pelas aeronaves Stealth faz-se necessário mobilizar uma série de recursos complexos e dispendiosos que ainda assim estão sujeitos a serem neutralizados por essas aeronaves especialmente quando fazem uso de armas stand off

      Responder
  2. HMS TIRELESS says:
    4 anos atrás

    Quanto mais bravatas os “analistas” russos lançam mais patente fica sua dor de cotovelo por estarem muito atrás dos EUA na tecnologia furtiva. No mundo real o que vemos é os aparelhos “stealth” provando o seu valor, tanto é que na Síria os Su-35 se mostraram incapazes de detectar a aproximação dos F-22 e os F-35 israelenses atacaram alvos sem que sequer tenham sido detectados pelos afamados S-400 russos.

    Responder
  3. Fernando Castro says:
    4 anos atrás

    Lá vem os chupa bolas dos EUA

    Responder
  4. Rafael Iachulsi says:
    4 anos atrás

    A fonte é extremamente confiável.

    Responder
  5. Wagner says:
    4 anos atrás

    Quanta bobagem, somente um f117 foi derrubado e isso aconteceu por causa de uma falha que foi corrigida após isso. Os aviões com essa tecnologia não são invisíveis ao radar, precisam estar muito perto do radar para serem detectados e o radar não consegue travar no alvo, a estação de radar apenas vai saber que pode ter um avião ali.
    Até parece que vão gastar bilhões pra depois dizer: ah esqueci desse detalhe

    Responder
  6. CRSOV says:
    4 anos atrás

    Qual seria em termos práticos o alcance de detecção dos aparelhos eletro ópticos e infra vermelho que auxiliam os radares na tarefa de detectar aeronaves e outros meios aéreos ??

    Responder
  7. Yankito says:
    4 anos atrás

    Povo pra sonhar é russo. Tá ruço!! Kkkkkkkkkk

    Responder
  8. Marco Ormai says:
    4 anos atrás

    Fonte: Sputnik

    Responder
  9. Thiago says:
    4 anos atrás

    Como se um analista Russo tivesse coragem de dizer o contrário atentado a própria vida kkkkkk!!!

    Responder

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