“Au revoir” Super Etendard Modernisé (SEM)

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Super Etendard Modernisé – Foto: Guillaume Le Roux

“Au revoir” Super Etendard

Depois de quase 42 anos de voos e operações, a Marinha se despede de seus últimos cinco Super Etendard. O caça que marcou a história naval francesa, será retirado de serviço em 12 de julho.

“É um velho avião, e sua beleza irá desaparecer.” Não posso dizer o suficiente sobre o Super Etendard Modernisé (SEM), disse o Capitão Pascal Cassan, comandante da Naval Air Station Landivisiau.

Super Etendard Modernisé – Foto: Guillaume Le Roux

A aeronave equipou a Marinha por 42 anos, e o caça desembarcou pela primeira vez em Landivisiau em 1978. “É um avião ‘canivete suíço’, muito versátil e construído para porta-aviões. Achamos que ele cativante porque é robusto e rústico”, diz apaixonadamente comandante Christophe, comandante da flotilha 17F Landivisiau, a última na França a usar o Super Etendard Modernisé.

Um rito de iniciação verdadeira

“O cockpit é muito estreito, o que dá ao piloto a sensação de vestir a máquina”, acrescenta Pascal Cassan, que fez seu primeiro vôo para a Marinha nesta aeronave. Os pilotos alegam, o caça também é difícil de pousar em um porta-aviões”, os gestos são repetidos para uma precisão de centímetros. O primeiro patamar é um grande passo na vida de um piloto, especialmente no Super Etendard, sorri Christophe.

Um salto tecnológico

Se os marinheiros querem prestar homenagens à aeronave, é porque ela representou um salto tecnológico para a força militar naval. O caça tinha a capacidade de transportar um míssil anti-navio Exocet, mas também armas nucleares. “É, portanto, um instrumento de dissuasão que poderia realizar ambas as missões, marítimas e terrestres”, diz o comandante do 17 F.

O SEM como era carinhosamente chamado, foi modernizado 5 vezes ao longo dos últimos 20 anos, se equipando com munições guiadas a laser, novos sistemas de navegação e óculos de visão noturna.

Mas o Rafale, também comercializado pela Dassault, surgiu desde a década de 1990, como a aeronave principal a ser utilizada no porta aviões Charles de Gaulle, decretando o abandono gradual do SEM. A flotilha 17 F, com cerca de uma centena de pessoas, incluindo seis pilotos e centenas de técnicos, teve de se adaptar. A flotilha irá receber Rafales a partir de outras frotas na base Landivisienne. A maioria dos pilotos e técnicos, foram treinados para essas novas máquinas. Uma sessão de treinamento final será lançada em setembro.

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Último vôo terça-feira

Uma segunda vida será dada aos últimos cinco Super Etendard? “Nós realmente não sabemos ainda, mas é possível. Eles serão, eventualmente, vendidos. Alguns podem acabar nas escolas navais para a formação de técnicos ou para apresentações para o público”, enumera o comandante Pascal Cassan.

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O avião fará seu último vôo terça-feira acima da base de Landivisiau durante uma cerimônia de despedida, que reunirá cerca de 1.200 pessoas. A última oportunidade de vê-lo voar? Não! Eles ainda riscarão os céus da Argentina. A Força Aérea Argentina será o último operador a usar o Super Etendard.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE:Le Télégramme

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