BRP ‘Tarlac’ (LD 601) da Marinha filipina será lançado amanhã

BRP Tarlac

BRP Tarlac Foto: Alberth Minas

Por Luiz Padilha

O estaleiro indonésio PT Pal lançará amanhã, dia 18 de janeiro, o primeiro de dois navios estratégicos SSV (Strategic Sealift Vessels)  para a Marinha filipina.

O navio tem o projeto baseado no navio KRI Makassar da Marinha indonésia. Ele possui 404 pés de comprimento, 72 pés de largura e deslocará mais de 11.500 toneladas quando totalmente carregado.

O BRP Tarlac (LD 601) terá um sistema de armas de defesa para protegê-lo de todas as forças hostis, segundo informações do porta voz das Forças Armadas das Filipinas (AFP), Brig. Gen. Restituto Padilla, que acrescentou que o navio também poderá ser usado como navio hospital, auxiliando em desastres naturais e em missões humanitárias quando centros de saúde e hospitais em províncias sejam afetados tornando-se indisponíveis.

Voltando para o uso militar, ele será usado como um navio de abastecimento no Mar das Filipinas, onde Filipinas está envolvida em uma disputa de soberania com a China.

BRP Tarlac

Quando estiver comissionado, o BRP Tarlac será o maior navio da Marinha filipina com a capacidade de transportar até 500 soldados e seus equipamentos e operar com três helicópteros AW 109 (um hangarado).

O segundo navio está previsto para ser entregue em maio de 2017, porém, esta data poderá ser antecipada. Os navios foram encomendados em 2014 e tem um custo unitário de PHP 3.870.000.000,00

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: UPI

FOTOS: Alberth Minas

 

 

Sair da versão mobile