Caça russo foi obrigado a violar espaço aéreo turco

© Sputnik/ Dmitry Vinogradov
© Sputnik/ Dmitry Vinogradov

Um caça da Forças Aérea da Rússia se viu obrigado a violar o espaço aéreo da Turquia ao realizar uma manobra antimíssil, declarou o comandante Viktor Bondarev.

“Nosso avião realizava uma missão de combate no norte da Síria, em condições de nebulosidade densa. Quando voava ao longo da fronteira com a Turquia, os equipamentos indicaram que certos sistemas antiaéreos terrestres tentavam interceptar a aeronave”, explicou o chefe militar ao jornal Komsomolskaya Pravda sobre o incidente ocorrido em outubro.

Bondarev explicou que “por isso, o piloto, em uma fração de segundos, se viu obrigado a realizar uma manobra antimíssil” e penetrou brevemente no espaço aéreo turco.

O Ministério da Defesa da Rússia informou anteriormente que no dia 3 de outubro um caça Su-30 russo entrou durante vários segundos no espaço aéreo turco por causa de condições meteorológicas adversas.

O incidente não provocará tensões entre os dois países, declarou o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu. Moscou assegurou a Ancara que o incidente aconteceu por causa de uma falha e que não se repetirá, ressaltou o primeiro-ministro.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou que a Rússia deu longas explicações sobre o caso.

FONTE: Sputniknews

Sair da versão mobile