Chile descarta problemas de segurança por vazamentos sobre Scorpene

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Scorpenes SS23 O’Higgins e SS22 General Carrera

Por Nicolás García

A Marinha do Chile esclareceu que o vazamento de tecnologia da informação confidencial de submarinos da classe Scorpene da Marinha da Índia publicado pelo jornal The Australian, não tem nenhuma relação com a versão que eles utilizam, porque “as características técnicas de construção das unidades são diferentes para cada país, de acordo com suas próprias necessidades e exigências”.

Conforme publicado no final de agosto em Infodefensa.com, o consórcio francês DCNS sofreu um vazamento de 22.400 páginas contendo dados sensíveis de equipamento sonar, características do sistema de gestão de combate e de comunicações, assim como informações do sistema de lançamento de torpedos dos seis submarinos da classe Scorpene ora em construção no estaleiro Mazagón Doca Limited (MDL) para a Marinha indiana.

Depois de revelar esse fato, DCNS informou que as autoridades francesas abriram uma investigação para “determinar a exata natureza dos documentos que tinham sido submetidos a estes vazamentos, e prejuízos eventuais aos nossos clientes e responsabilidades”.

Um submarino franco-espanhol de grandes capacidades

Os submarinos Scorpene são de propulsão diesel-elétrica com uma tecnologia mais recente, e são projetados para executar missões de guerra anti-submarina, anti-superfície e operações especiais. Para isso, foi utilizada a experiência adquirida na construção do casco hidrodinâmico de submarinos nucleares de ataque (SSN) Amethyste/Rubis da Marinha Francesa, sendo utilizado aço de construção de alto desempenho Tipo 80 HLES, que lhes permitem chegar a 350 metros de profundidade.

Em 1992, a empresa francesa DCN (agora DCNS) e a Empresa Nacional Bazán de Construcciones Navales Militares de España (atualmente Navantia), assinaram um acordo para desenvolver e construir um submarino de ataque convencional de última geração muito discreto, com alta capacidade e alto poder de ataque a um custo razoável. O resultado deste projeto conjunto foi o Scorpene®.

Discrição, persistência e poder de fogo deste modelo, dá aos seus operadores um importante fator de dissuassão contra potenciais adversários. Estas características proeminentes fizeram os submarinos Scorpene um dos mais bem sucedido em termos de vendas em todo o mundo, duas unidades no Chile e duas na Malásia, por sua parte, a Índia encomendou seis submarinos, o primeiro dos quais, o INS Kalvari (S50), se espera estar comissionado antes do final do ano, enquanto o Brasil terá sua primeira unidade de um total de quatro em 2018.

O ‘Scorpene’ no Chile

Em meados da década de 1990, o Chile começou o processo de seleção de uma nova geração de submarinos oceânicos para substituir as unidades da classe Oberon SS22 O’Brien e SS23 Hyatt. Estes submarinos foram construídos no início da década de 1970 nos estaleiros escoceses Scott Lithgow e prestaram serviço na Marinha do Chile desde 1976.

Modelos que participam do projeto Neptune, nome dado a esta iniciativa, deviam ser capazes de enfrentar aviões anti-submarino equipado com radar, detector de anomalias magnéticas, sonar de profundidade ativo e passivo; submarinos nucleares e convencionais, navios de superfície equipados com sonar ativo ou passivo e campos minados.

Nesta competição internacional os submarinos Agosta 90B do DCNI da França, o Scorpene do consórcio franco-espanhol DCNI/Bazan, o Sauro 1300 da italiana Fincantieri, o HDW 209/1400 da Alemanha, o T96 da empresa Kockums da Suécia, o Moray 1400 da empresa RDM dos Países Baixos e o SS1400 Classe VSEL do Reino Unido.

Em outubro de 1996 eles estavam na short-list o Scorpene  e o 209/1400, descartando-se o resto das propostas apresentadas, bem como a oferta de venda de quatro submarinos Upholder da Royal Navy.

Em 13 de Janeiro de 1997, a Marinha do Chile decidiu pela compra de dois submarinos da classe Scorpene DCNI/Bazan, por ser o proposta que preencheu os requisitos financeiros e tinha as melhores capacidades furtivas, alcançava uma maior profundidade, tinha um maior número de armas e um sistema de recarga de torpedos mais rápido.

O contrato foi assinado em 17 de dezembro de 1997 e atingiu um valor de US$ 420 milhões. Cada uma das empresas encomendou a construção de uma parte específica dos submarinos, DCNS sendo responsável pelo casco de pressão e de seção arco de cada unidade, enquanto a Navantia a seção traseira. O primeiro dos submarinos, SS23 O’Higgins, foi terminado em Cherbourg e chegou ao Chile em dezembro de 2005, enquanto sua unidade irmã, a SS22 General Carrera foi terminado em Cartagena e chegou ao país em dezembro de 2006.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Infodefensa

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