China revela seu drone de combate, o UCAV “Dark Sword”

China’s Dark Sword

Por Kelvin Wong

Uma imagem do que parece ser um modelo em grande escala ou um demonstrador de tecnologia do veículo aéreo de combate não-tripulado (UCAV) An Jian Dark Sword da Aviation Industry Corporation (AVIC) surgiu nos portais de notícias online chineses e nas mídias sociais, quase 12 anos depois que um modelo conceitual da plataforma foi revelado na exposição Airshow China 2006 – alimentando uma enxurrada de debates sobre seu status de desenvolvimento.



A fotografia sem data mostra no fundo uma grande estrutura alongada de cor bronze com superfícies canards e uma entrada de ar ventral do motor que adota um design de entrada supersônica sem desvio (DSI). Os caracteres chineses para ‘dark’ e ‘sword’ estão claramente estampados na plataforma ao longo do lado de bombordo da entrada de ar, embora a imagem não capture o resto da fuselagem além de sua seção central, exceto por um vislumbre de um leme.

Além disso, as bordas dentadas podem ser vistas na porta do trem de pouso lateral do Dark Sword, no canto direito da foto.

Os detalhes das dimensões e capacidades físicas do UCAV permanecem não revelados, mas a estimativa visual usando o grupo de 19 pessoas não identificadas em primeiro plano – presumivelmente a equipe de engenharia do Dark Sword, sugere que a plataforma possui pelo menos 12 m de comprimento.

O UCAV Dark Sword é um esforço do Instituto de Design de Aeronaves de Shenyang da AVIC (também conhecido como Instituto de Design de Aeronaves 601) para desenvolver uma aeronave de superioridade aérea não-tripulada altamente manobrável e supersônica ou uma plataforma de impacto profundo.

Dito isto, acredita-se que o conceito de operações originalmente planejadas para o veículo aéreo tenha evoluído desde sua estréia pública em 2006 para incluir outras aplicações mais benignas, como um demonstrador para projeto avançado de aeronaves tripuladas e leis de controle de voo, bem como um alvo aéreo de alta velocidade para treinamento e direcionamento de defesa aérea.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: IHS Jane’s Defence Weekly


Sair da versão mobile