Coreia do Sul pretende operar os S-3 Viking modernizados na guerra ASW

Coreia do Sul está avançando nos estudos para introduzir aeronaves S-3 Viking modernizadas para guerra anti-submarina (ASW) no combate as ameaças da Coreia do Norte, disse uma fonte militar.

O Ministério da Defesa disse que a proposta de incorporar 12 ex-Vikings da Marinha dos EUA, foi aprovada no mês passado por um grupo que revisa o programa militar sul coreano. O estudo surgiu depois que a Marinha propôs assumir 20 Vikings que foram mantidos em armazenamento desde 2009, para reforçar as capacidades de detecção e ataque do país contra a frota de submarinos de Pyongyang.

Os aviões serviram como plataformas primárias ASW a bordo de porta-aviões norte-americanos. Tais planos podem somar a frota de aeronaves P-3 Orion, bem como helicópteros, como o Lynx e o Super Lynx. Eles podem, além disso, reforçar as capacidades de transporte de curto alcance que foram abandonadas após a aposentadoria da aeronave S-2 Tracker.

A fonte, que não quis ser identificada, disse que a proposta do S-3 Viking será enviada para a o Programa de Administração e Aquisição de defesa para uma avaliação mais aprofundada, antes de ser aprovado pela Comissão de Sistema Nacional de Defesa, que pode dar o seu aval final.

Existem críticas de que o S-3 é uma plataforma desatualizada, mas a Marinha tem argumentado que as aeronaves estão sendo mantidos em “naftalina” e são totalmente capazes de serem utilizadas.

“Utilizando os aviões podemos dar ao país a capacidade de lidar mais eficazmente com ameaças submarinas”, afirmou um oficial da Marinha. Ele acrescentou que os S-3 é muito mais barato do que comprar novos aviões.

Embora força de submarinos da Coreia do Norte seja antiquada, a sua frota é composta de submarinos diesel-elétricos que são muito difíceis de detectar quando eles estão navegando. Esses submarinos podem ameaçar tanto navios sul-coreanos quanto norte-americanos em tempos de crise, bem como os navios mercantes, particularmente nas águas costeiras.

Seul disse que um pequeno submarino da Coreia do Norte torpedeou uma corveta sul-coreana em março de 2010 matando 46 marinheiros.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE:yonhapnews

Sair da versão mobile