DCNS realizou mais de 50 testes no sistema de combate da fragata ‘Normandie’

FREMM_seatrials_2_vessels_DCNS_1

A fragata multi-missão FREMM Normandie D-651, segunda da série ordenada pelo OCCAR em nome da DGA francês (Direção-Geral de Armamento) e da Marinha Francesa, acaba de completar cinco semanas de atividades intensas ao largo da costa de Toulon. Estes ensaios permitiram a validação do desempenho do sistema de combate da fragata antes de sua entrega à Marinha francesa no final de 2014.

A série de ensaios da fragata Normandie, que acaba de ser concluído no Mediterrâneo, foi principalmente dedicado à verificação do sistema de combate do navio. Para executa-los, a fragata foi inserida em diferentes cenários, permitindo o progresso na criação de suas capacidades em todas as áreas de guerra (guerra anti-aérea, guerra anti-submarino …).

Fragata Normandie D 651

Estes ensaios de qualificação foram realizados graças a inúmeros recursos de apoio disponibilizados pela DGA e pela Marinha Francesa (balizas de resposta radar, aviões de combate, aviões de patrulha marítima, helicópteros, navios de superfície, submarinos …). Esse apoio permitiu, por exemplo, a implantação do sistema de guerra eletrônica (interceptação, chamarizes e do bloqueio) e a criação de links de dados táticos.

“No total, foram realizadas cerca de cinqüenta ensaios sobre a fragata, graças à participação ativa de todos os times, da DCNS, da Marinha francesa, DGA e Occar. Estes ensaios contribuiram para a integração adequada de diferentes sensores e armas da fragata e no SETIS, última geração do sistema de gestão de combate desenvolvido pela DCNS ” informou Anne Bianchi, diretora do programa FREMM.

fragata Normandie e o NH-90

A presença da fragata em Toulon também permitiu a realização de certos julgamento relativo a plataforma do navio, como ponto alto, o primeiro pouso a bordo do helicóptero NH90 Caiman.

Após um teste final realizado com o apoio da fragata Aquitaine, na terça-feira 24 de junho, foi possível verificar a interoperabilidade entre as duas fragatas. A fragata Normandie está agora navegando rumo a DCNS em Lorient. O trabalho de acabamento final será realizada a bordo do navio durante o verão antes de sua entrega à Marinha francesa, aguardado para o último trimestre de 2014.

O programa FREMM: um grande programa para a DCNS e seus parceiros

Para a DCNS, o programa FREMM representa doze unidades, com onze para a Marinha Francesa e um para a Marinha Real Marroquina.

Para lembrar, em novembro de 2012, a DCNS entregou com êxito a FREMM Aquitaine, a primeira unidade de uma série de fragatas multi-missão. A segunda unidade do programa, a FREMM Mohammed VI, foi entregue à Marinha Real Marroquina em 30 de janeiro de 2014, em conformidade com os acordos contratuais.

A DCNS está construindo outras cinco fragatas multi-missão em Lorient, todas em diferentes estágios de avanço:

– A FREMM Normandie, terceira unidade da série, iniciou suas provas de mar em outubro de 2013 e será entregue à Marinha Francesa, no final de 2014. 

– A FREMM Provence foi lançada em setembro de 2013 e irá realizar o seu primeiro passeio do mar no terceiro trimestre de 2014;

– Os quinto e sexto fragatas da série está actualmente a ser montados. 

– O corte da primeira chapa de metal para a sétima foi realizada no final de 2013.

Características técnicas FREMM

Fragatas FREMM são extensivamente armados e equipados, sob a gestão de projetos de DCNS, com os sistemas de armas mais capazes e equipamentos, tais como o radar multifuncional Heracles, o Míssil de Cruzeiro Naval, o Aster e mísseis anti-navio Exocet MM 40, além dos torpedos MU 90.

  • Comprimento total: 142 metros
  • Largura: 20 metros
  • Deslocamento: 6.000 toneladas
  • Velocidade máxima: 27 nós
  • Tripulação: 108 pessoas (helicóptero desapego incluídos)
  • Capacidade de alojamento: 145 homens e mulheres
  • Escala: 6.000 milhas náuticas a 15 nós

FONTE: DCNS
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO:Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile