Defesa indiana aloca $10 bilhões para compra de caças e armas de fabricação nacional

O Ministério da Defesa indiano ordenou empresas nacionais uma grande variedade de armas, incluindo 83 caças leves.

Caça leve Tejas - Foto Adnan Abidi Reuters
Caça leve Tejas – Foto Adnan Abidi Reuters

O governo indiano vai gastar 67.000 milhões de rúpias (cerca de 10 bilhões de dólares) em equipamento militar de produção doméstica, que inclui 83 caças leves Tejas, 15 helicópteros de combate leve, 464  tanques T-90 e outras armas, disse terça-feira a cadeia rede nacional de televisão NDTV.

O caça Tejas do fabricante Hindustan Aeronautics Limited, já tem uma encomenda de 40 aviões, cuja entrega à Força Aérea da Índia começou este ano.

A respectiva decisão foi tomada ontem em uma reunião do Comité de Aquisição de Defesa, presidido pelo ministro da Defesa, informou a cadeia.

O Comité pretende apoiar os fornecedores nacionais de armas dentro do programa lançado pelo Primeiro-Ministro, Narendra Modi, chamado ‘Made in Índia”.

Neste contexto, a compra de aviões de combate Tejas é uma decisão particularmente importante. É o único avião de caça concebido e produzido no país que está em serviço na Índia. P desenvolvimento da aeronave começou em 1983, mas o Tejas só fez seu voo inaugural em 2001. A criação do Tejas, foi um dos projetos mais longos da história.

Além disso, de acordo com a decisão da Comissão, as Forças Armadas da Índia irão adquirir 464 tanques T-90 russos, fabricados na Índia sob licença onde são denominados ‘Bhishma’, 15 helicópteros da LCH e 598 pequenos drones de reconhecimento.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: RT

Sair da versão mobile