Dinamarca perdeu no Afeganistão seis MBTs Leopard 2A5DK

leopard

O jornal dinamarquês “Berlingske” afirmou que o exército dinamarquês, no curso de sua participação em operações militares da força multinacional da ISAF no Afeganistão, perdeu seis tanques Leopard 2A5DK (completamente incapacitados), que agora, depois da retirada definitiva do contingente dinamarquês, deverão ser retirados do Afeganistão e devolvidos ao fabricante, a empresa alemã Krauss-Maffei Wegmann (KMW).

Embora os dinamarqueses prefiram deixar os tanques colocados fora de ação no Afeganistão, o contrato de utilizador final (End-User), assinado pelo lado dinamarquês quando da aquisição dos Leopard 2 da Alemanha em 1997, requer a devolução obrigatória de todos os carros desativados à KMW. Como resultado, a Dinamarca teria de gastar na extração do Afeganistão por transporte aéreo seis Leopard 2A5DK e um veículo blindado pessoal Piranha III também perdido, num total de 25 milhões de coroas dinamarquesas (cerca de 3,7 milhões de dólares).

A Dinamarca adquiriu 51 MBTs Leopard 2A4 excedentes do Bundeswehr (Exército alemão), no âmbito do acordo assinado em dezembro de 1997, e em 2004 adquiriu 18 veículos adicionais Leopard 2A4 (dos quais 12 foram para uso como peças e partes). Entre 2002 e 2005, todos os 57 MBTs dinamarqueses em serviço ativo, foram atualizados para o nível de Leopard 2A5DK pela KMW.

A Dinamarca, desde setembro de 2007 até a retirada das suas tropas em maio de 2014, manteve cinco carros Leopard 2A5DK baseados em Camp Bastion, na província de Helmand, Afeganistão, para apoiar as forças da coalizão. Destes, três deles estavam em ordem de combate, um era considerado redundante e um estava em manutenção. Em vista do pequeno número de MBTs dinamarqueses no Afeganistão, a perda permanente em seis carros dos dinamarqueses para toda a missão parece bastante elevada.

Ao mesmo tempo, para toda a missão, somente um soldado dinamarquês morreu, num ataque que teve lugar em 25 de julho de 2008, quando o Leopard 2A5DK foi destruído por uma poderosa bomba improvisada de beira de estrada.

Como resultado, foi morto o mecânico-motorista do carro, overkonstabel (OKB) Guilbert Jesper Pedersen que servia no regimento dos Dragões da Jutlândia. Não há dados sobre nomes ou mesmo números de membros das tripulações dos MBTs dinamarqueses feridos nos combates no Afeganistão.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: BMPD

Sair da versão mobile