Do privado ao público, SR-10 abre nova rota

Por Vadim Matvéiev

Pela primeira vez na história da aviação russa, um escritório de design privado criou uma aeronave que pode superar os seus homólogos concebido pelo Estado. O jato de treinamento SR-10 avião tem produção em série prevista para 2017.

O jato leve de treinamento SR-10 causou boa impressão ao subir, pela primeira vez, aos céus da Rússia, em dezembro passado. Foi também a primeira vez que um escritório de projeção privado criou um modelo de avião – a partir do zero e sem apoio financeiro público – que pode concorrer com gigantes do mercado.

Totalmente montado com componentes nacionais, o SR-10 é um jato de treinamento intermediário entre o levíssimo Yak-152, projetado para testar o voo básico de pilotos militares, e o modelo Yak-130, que também é usado para o ataque.

“A Força Aérea russa precisa de um jato de treinamento simples e barato para substituir a frota L-39, e os militares russos estão mostrando interesse no projeto do SR-10”, disse Maksim Mironov, diretor do Modern Aviation Technologies Design Bureau, em entrevista ao site AviaPort.

“O MiG-AT, um avião mais simples e barato em comparação com o Yak-130, não foi entregue, e agora há uma lacuna entre o avião de treinamento básico Yak-152 e o jato de treinamento e ataque Yak-130”, acrescentou Mironov.

Embora concebido em Moscou, o SR-10 está sendo fabricado em uma fábrica em Makhatchkalá, no Cáucaso do Norte, e por isso foi apelidado de “daguestanês”.

O jato monomotor apresenta um design aerodinâmico tanto incomum que, além de conferir à aeronave uma aparência futurista, permite boa manobrabilidade. A máquina “até perdoa alguns erros do piloto em treinamento”, segundo os desenvolvedores.

Além disso, assim como os caças de quarta geração Su-27, Su-35, MiG-29, o SR-10 é capaz de realizar acrobacias ilimitadas no ar.

Revolução privada

“Trata-se de um avanço na construção privada de aviões. Criar um jato significa um alto nível de tecnologia para qualquer país”, disse à Gazeta Russa o piloto e editor do site da Aviator.guru, Viktor Galenko.

“O SR-10 tem um baixo custo operacional em comparação com outros modelos. É muito simples de fabricar, bom para os cadetes em treinamento e na formação dos pilotos no Exército”, continuou Galenko.

A aeronave está sendo atualmente testada no Centro de Pesquisa de Voo Gromov, em Moscou, com a expectativa de construir os primeiros 16 modelos até o final do ano. A produção em série deve ser iniciada apenas em 2017.

O Ministério da Defesa já sinalizou que, caso novos testes sejam bem sucedidos, o órgão irá comprar quatro aviões SR-10 de imediato. A Modern Aviation Technologies Design Bureau estima, porém, que o órgão federal necessitará de 100 modelos ao longo dos próximos quatro anos.

Esta seria a primeira vez na história que o governo russo adota um avião desenvolvido por um gabinete privado, sem qualquer envolvimento de recursos públicos.

O SR-10 também atraiu o interesse de outros países, segundo os desenvolvedores, que avaliam o potencial de exportação da aeronave em 200 unidades.

FONTE: Gazeta Russa

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