Embargo dos EUA contra a Turquia

unnamed

EUA não concordam com a venda de sensores da WestCAM Solutions para a Turquia produzir designadores laser. Eles deveriam ser instalados no UAV Karayel.

As autoridades norte-americanas proibiram a venda de equipamento de reconhecimento pela empresa WestCAM Solutions para empresa turca Vestel Savunma Sanayi. Os turcos estavam planejando instalá-lo em sua ARP Karayel (vento do sul). Por decisão americana, o sistema não será entregue ao exército turco no cronograma planejado, ou seja, julho de 2014. O embargo também afeta os designadores da ARP de combate Anka, que já não é produzido na versão apenas de reconhecimento, pela TAI.

O Karayel está sendo desenvolvido pela empresa privada Vestel Savunma Sanayi desde 2007, e o protótipo voou em 2009. O Ministério da Defesa da Turquia adquiriu um sistema usando o UAV em 2011. Depois de obter o contrato, a Vestel comprou sensores e designadores laser americanos da empresa WestCAM Solutions. Descobriu-se que a empresa americana não tinha obtido aprovação da autoridade para exportação, mas não foram comunicadas as razões oficiais para a decisão.

De acordo com o diário turco Zaman de hoje (07/12), a principal razão do embargo dos EUA é a seleção do sistema de mísseis AAé da China no concurso T-LORADMIS. Antes, os norte-americanos recusaram-se a vender aos turcos ARPs MQ-1 Predator. Nesta situação, os produtores turcos serão forçado a acelerar os trabalhos sobre sistemas homólogos americanos nativos, ou para encontrar outros fornecedores de outros países.

A Vestel desenvolveu o sistema Karayel para o exército turco consistindo de 6 ARPs, três estações de terra e uma central de controle. Fabricado com uma estrutura relativamente pequena, com extensão de 10,5 m, comprimento 6,5 m, capacidade de até 70 kg, e uma massa total perto de 500 kg. Seu teto de voo é de 7,5 km, com 20 horas de autonomia, e faixa de operação de mais de 150 km. O ARP é alimentado por um motor a pistão de 70 hp.

Fonte: Altair.com

Sair da versão mobile