Embraer adia pela terceira vez visita para esclarecer o preço de compra de seis Super Tucano

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San Salvador – O presidente da Guatemala, o General da reserva Otto Pérez, disse no final de agosto que a empresa brasileira Embraer atrasou pela terceira vez a sua visita ao país da América Central para esclarecer o preço de compra de seis aviões de caça e ataque leves Embraer EMB 314/A-29 Super Tucano, ante uma suposta suspeita de superfaturamento detectada.

No final de julho, o mandatário confirmou que iria avaliar a compra das aeronaves sob suspeita de superfaturamento, uma negociação que começou no período de seu predecessor, na administração presidencial de Álvaro Colom.

Perez explicou que solicitou as reuniões (previstas para agosto passado), com os principais executivos do fornecedor, para tirar as dúvidas quanto ao preço da aeronave mas o atraso, pela terceira vez,  por parte da Embraer para visitar a Guatemala estaria também atrasando o processo de compra dos aviões, cujo empréstimo já foi aprovado no ano passado.

Os sinais de superfaturamento poderiam surgir, disse o presidente, porque a compra incluiria treinamento, equipamentos e outras questões similares. Ao ser questionado em julho sobre o valor extra, Perez indicou que “isso é o que deveríamos estimar, mas poderia ser desde US$ 12 milhões até US$ 18 milhões. “

Apesar do Congresso da República ter aprovado o empréstimo em outubro do ano passado para a inclusão no orçamento ordinário de 2013, agora Perez indica que este processo, duvidoso, vem da administração de seu antecessor, Álvaro Colom, de 2008 a 2012, pois as negociações começaram precisamente em 2008. Caso não efetive a compra, o Presidente indicou que haverá uma transferência de recursos  para outros programas de governo.

Estas aeronaves estariam destinadas para o projeto do Ministério da Defesa de Comando, Controle , Comunicações, Computação e Inteligência (C4I) , a ser implementado para a proteção e monitoramento da biosfera da Guatemala , em conjunto com os radares da espanhola Indra, totalizando um investimento de US$ 170 milhões de dólares, onde US$ 133 milhões estariam alocados para as aeronaves brasileiras.

O Super Tucano é uma aeronave turboélice projetada para ataque leve, contra insurgência, apoio aéreo aproximado, missões de reconhecimento aéreo em ambientes de baixas ameaças, assim como para o treinamento avançado de pilotos.

FONTE: Infodefensa.com

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