Escândalo de corrupção reduz as chances da Lockheed-KAI no programa T-X da USAF

A Korea Aerospace Industries (KAI) já não mostra o orgulho de um ano atrás por suas capacidades no programa T-X da Força Aérea dos EUA (USAF). A empresa sul-coreana é candidata com seu parceiro norte-americano Lockheed Martin ao contrato de 16 bilhões de dólares para equipar a USAF com um novo avião de treinamento. No entanto, o escândalo de corrupção que veio a tona há alguns meses, colocou a oferta de seu avião T-50 Golden Eagle na corda bamba.

O Ministério Público da Coréia do Sul está investigando se a empresa teria inflacionado o custo do desenvolvimento de aeronaves militares, incluindo o helicóptero Surion. Em julho passado, o CEO Ha Sung-yong foi forçado a pedir demissão por supostamente transportar bilhões de wons nessas operações. Sung-yong foi questionado há uma semana pelo promotor, sob a acusação de ter obtido lucros ilícitos de 10 bilhões de won (mais de US $ 8,8 milhões em troca) depois de inflacionar preços para partes do T-50 e do FA- 50 (versão de combate leve) entregues à força aérea coreana.

Neste contexto, o The Korea Herald observa que a principal preocupação da empresa é que ela perca sua credibilidade no exterior e com o governo dos EUA, afetando a concorrência. Espera-se que o programa T-X seja anunciado oficialmente no final deste ano.

Até algumas semanas atrás, a KAI tinha boas expectativas, especialmente desde o surgimento de Donald Trump para a presidência dos EUA, pois obteve apoio maioritário no Texas, onde ele tem um importante parceiro de implantação da KAI na concorrência com a Lockheed Martin.

O ex-CEO Ha Sung-yong disse no início de 2016 que obter esse contrato é a chave para o objetivo da empresa de se posicionar entre os 15 maiores construtores de aeronaves do mundo em 2020. As investigações de corrupção que acabaram por deixá-lo fora da empresa estão reduzindo as possibilidades da empresa e de seu aliado Lockheed Martin, para construir o futuro avião de treinamento da USAF. A empresa com sede em Maryland no ano passado concordou em apresentar uma versão modificada do avião de treinamento avançado T-50, desenvolvido em conjunto com a Korea Aerospace Industries (KAI), para a competição T-X da Força Aérea dos EUA.

O gigante americano é a maior empresa de defesa do mundo, e desistiu de criar um novo design para o programa que irá substituir a antiga frota de T-38 Talon, fabricada pela Northrop. A empresa estimou no final de 2015 que um novo design seria cerca de oito vezes mais caro que o desenvolvimento do T-50A, a versão modernizada do já existente T-50. Além disso, foi planejado alcançar com menos dificuldades os objetivos da USAF, de ter a nova aeronave disponível a partir de 2024.

Lockheed Martin planeja montar a aeronave em suas instalações em Greenville no estado da Carolina do Sul, depois que os principais componentes do dispositivo, como as asas, a fuselagem e a cauda, ​​são montados na Coréia do Sul. O T-50 é um projeto iniciado em 2001 e desenvolvido durante oito anos pela KAI, juntamente com a Lockheed Martin. Seu custo durante esse período na Coréia do Sul atingiu dois trilhões de wons (US $ 1,65 bilhões ou quase 1,5 bilhões de euros à taxa de câmbio atual). No momento, foram criadas uma série de variantes acrobáticas e de combate, denominadas T-50B, TA-50 e FA-50.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Infodefensa

Sair da versão mobile