F-16C pousa em segurança, apesar de ter perdido metade da asa direita

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F-16C antes de cair após colisão durante treinamento nos EUA

Um piloto aluno da Força Aérea Americana – USAF, conseguiu pousar seu jato F-16 com segurança apesar de ter perdido a metade da asa direita da sua aeronave, por conta de uma colisão no ar com  seu instrutor durante um “Dog-Fight” simulado.

Por Kieran CORCORAN

Um piloto aluno que perdeu a metade de uma asa da sua aeronave durante uma colisão aérea desastrosa com seu instrutor,  conseguiu aterrissar sua aeronave de combate com segurança.

O piloto trouxe seu F-16C de volta à base, depois de perder cinco pés da asa do avião sobre o Kansas durante um combate aéreo simulado.

Ele bateu em seu instrutor, depois de perder a visualização dele durante o treinamento destruindo o jato do instrutor.

Um acidente deixou este avião de combate F-16C sem metade de uma asa – mas seu piloto aluno conseguiu trazê-lo para casa em segurança

A aeronave do instrutor perdeu o controle e foi destruída, mas seu piloto conseguiu ejetar a tempo e não ficou gravemente ferido.

Enquanto isso, o estudante conseguiu voar a sua aeronave danificada por 100 milhas para o sul para a Base Aérea em Tulsa, Oklahoma, e conseguiu pousar com segurança.

Imagens da colisão foram divulgados nesta semana, como parte de uma investigação da Força Aérea sobre o acidente.

De acordo com o Washington Post, os investigadores determinaram que um míssil na ponta da asa direita do avião do estudante atravessou a asa direita do avião de seu instrutor, perto da fuselagem.

Menos sorte: A aeronave do instrutor foi destruída quando ela caiu em um campo no Kansas – embora o próprio instrutor tenha conseguido ejetar e não foi gravemente ferido.

A aeronave destruída, que perdeu parte da sua asa e cauda no ar, é vista aqui aonde aterrissou.

Danos: Investigadores da Força Aérea estimam que o acidente custou US$ 22.5 milhões.

A colisão ocorreu depois que ambos, aluno e instrutor, terem interpretado incorretamente as suas manobras e um se virou para o outro a uma altitude de 7.500 pés.

As duas aeronaves estavam simulando a interceptação de uma terceira aeronave como parte do vôo de treinamento.

A primeira manobra de interceptação ocorreu com sucesso, mas o desastre aconteceu durante a segunda manobra.

Este diagrama mostra a missão de treinamento antes do desastre. MP3 estava simulando uma aeronave hostil enquanto MP1 e MP2 são as aeronaves do estudante e do instrutor.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

FONTE: Dailymail

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