Fincantieri entrega novo navio anfíbio da Marinha da Argelia

Kalaat Beni-Abbes-1
Kalaat Beni-Abbes

O estaleiro Fincantieri entregou o novo navio anfíbio Kalaat Beni-Abbes para a marinha argelina, disse a empresa em seu comunicado de imprensa.

A cerimônia de entrega foi realizada no estaleiro Muggiano (em La Spezia) para o Kalaat Beni-Abbes (que em árabe significa fortaleza dos filhos de Abbes), uma embarcação encomendado em 2011 pelo Ministério da Defesa da República Popular Democrática da Argélia à Orizzonte Sistemi Navali, empresa controlada pela Fincantieri em que Selex ES também detém uma participação, para servir como novo flagship.

O Kalaat Beni-Abbes (que pertence à classe BDSL – Bâtiment de Débarquement et de Soutien Logistique) é um navio doca de desembarque (LPD), desenvolvido como um aprimoramento tecnológico do San Giusto, navio anfíbio italiano, sendo aperfeiçoado com algumas características significativas. A mais importante delas é a presença de uma base de ligação alagável interna, capaz de acomodar um chaland ready-to-go (uma embarcação de desembarque de 20 metros); outras duas embarcações de desembarque do mesmo tamanho, podem viajar anexado ao convés do navio, podendo ser operadas através de um sistema de turcos. Se necessário, o encaixe pode ser esvaziado para acomodar outros tipos de veículos.

O Kalaat Beni-Abbes possui 143 metros de comprimento e desloca a plena carga de cerca de 8.800 toneladas. Com dois motores a diesel, pode atingir velocidades de mais de 20 nós, transportando mais de 430 soldados, pessoal da ala aérea 164, num total de cerca de 600 pessoas. Ele tem um convôo completo, com pontos de pouso de helicóptero, dois na frente e atrás. Também é equipado com um hospital de 60 leitos e vários teatros de operação, para prestar apoio médico aos soldados e civis durante as operações que esteja engajado.

Operações humanitárias de particular importância a nível internacional, também inclui o fornecimento de apoio logístico ao cliente durante o treinamento da tripulação. Na verdade, a formação do pessoal da Argélia pela Marinha italiana, se realiza desde 2013, usando as instalações da Academia de Formação Fincantieri, um projeto iniciado pela Fincantieri em conjunto com a Marinha italiana, com o objetivo de treinar a tripulação de navios no processo de entrega.

A Academia de Formação Fincantieri, já está servindo a Marinha Emirados Árabes Unidos, é um exemplo positivo de cooperação entre as forças armadas e a indústria, através do qual a excelência naval da Itália é disponibilizada para as Marinhas de todo o mundo.

O contrato exigiu que a Fincantieri não só construísse o Kallat Beni-Abbes , mas também para supervisionar o projeto, gerir e coordenar a construção de três pequenas embarcações, construídas em estaleiros navais na Argélia. Estas embarcações de apoio, conhecidas como chaland, são capazes de levar 140 homens ou um tanque pesado, com um peso máximo de 30 toneladas e são parte integrante do equipamento do Kalaat Beni-Abbes. A construção dessas unidades foi concluída com grande satisfação pela Marinha argelina, selando o sucesso desta cooperação entre Fincantieri e o estado norte-Africano.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile