Fincantieri lança a oitava fragata FREMM italiana ‘Antonio Marceglia’ (F 597)

O estaleiro italiano Fincantieri lançou a oitava fragata FREMM para a Marinha italiana, a Antonio Marceglia (F-597), em seu estaleiro Riva Trigoso em Gênova em 3 de fevereiro.

O oitavo navio de uma série de 10, foi lançado durante uma cerimônia assistida pelo ministro da Defesa italiano, Roberta Pinotti, e em nome do Chefe da Defesa, general Claudio Graziano, o Chefe do Estado Maior da Marinha italiana, almirante Valter Girardelli.

A Madrinha da cerimônia foi Silvia Marceglia, sobrinha de Antonio Marceglia, detentor da Medalha de Ouro de Valor Militar. Após o lançamento, as atividades de montagem continuarão no estaleiro naval Integrado de Muggiano (La Spezia), com entrega prevista para 2019.

As fragatas FREMM estão sendo construídas pela Itália e pela França no âmbito de um programa de cooperação ítalo-francês sob a coordenação do OCCAR (Organisation Conjointe de Cooperation sur l’Armement, the international organization for cooperation on arms).



Orizzonte Sistemi Navali (51% Fincantieri, 49% Leonardo) atua como contratante principal para a Itália na iniciativa, enquanto Armaris (Naval Group + Thales) é o contratante principal para a França. A sexta fragata FREMM da Marinha francesa foi lançada em 1º de fevereiro.

De acordo com a Leonardo, as fragatas italianas estão equipados com o radar ativo multi-função KRONOS, radar secundário IFF SIR-M5-PA e RAN-30X/I de vigilância aérea e de superfície, radar de navegação LPI SPN-730 e radar SPN-720 para operações aéreas de aproximação, SASS (sistema silencioso Aquisição e Vigilância) sistema de rastreamento de infravermelho e, finalmente, equipado com dois multi-sensores (radares e electro-ópticos) direção de tiro NA-25X. A Leonardo também tem fornece os sistemas de comunicação internos, externos e táticos integradas para as fragatas FREMM.

A Leonardo também fornece dois canhões de 76/62 mm Super Rapid que usam a munição guiada DART para rastrear alvos, além do sonar anti-minas (Mina Avoidance Sonar), contramedidas acústicos contra ataques de torpedos (Decoy Iniciando Sistema) e o lançamento torpedo leve MU90 sistem.

A Marinha Italiana recebeu seis navios na classe até agora, enquanto as duas últimas fragatas, estão programadas para serem entregues após 2020.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: NavalToday

Sair da versão mobile