Força Aérea da Jordânia recebe seu primeiro AC235 com Gunship

C 235 jordanoa canhão

A Real Força Aérea da Jordânia, recebeu da Airbus, seu primeiro AC235, um CN235 de transporte, adaptado para realizar ataque ao solo.

Este é o resultado de uma colaboração entre King Abdullah II Design and Development Bureau e a empresa americana ATK Defense. O AC235 modificado, será sendo exibido na feira SOFEX nos dias 06-08 de maio em Amã

O armamento integrado com a aeronave, inclui um canhão de 30 milímetros montado na lateral, mais quatro mísseis ar-superfície Lockheed Martin AGM-114M/K Hellfire e dois pods para foguetes BAE Systems 70 mm Advanced Precision Kill Weapon System (sistema de foguetes guiados a laser). A aeronave também foi equipado com um conjunto de sistemas de contramedidas para a auto-proteção.

A entrega da aeronave, que antes era operada pelo serviço jordaniano de transporte aéreo, sofreu extensas modificações, incluindo a instalação de um conjunto missão ATK com duas estações de operação a bordo.

Os tripulantes adicionais usarão um radar de abertura sintética e um par de sensores eletro-ótico/infrared com rangefinders laser para direcionamento, e fornecer “poder de fogo sustentado e preciso em uma variedade de cenários”, diz a ATK.

Estes sistemas permitirão a realização de missões de vigilância, reconhecimento e apoio aéreo aproximado para as forças terrestres, acrescenta. Um vídeo full-motion também poderá ser transmitido a partir de sensores da aeronave para terminais em terra, utilizando data-link tático.

Os testes realizados nos EUA a partir do final do ano passado “incluído o conjunto completo de sensores e testes de armas”, culminou com a “validação concluída em março”, informou a ATK.

A ATK também se uniu com a Alenia Aermacchi para o desenvolvimento de um comando e controle e variante de ataque para o Spartan. Um  MC-27J totalmente equipado – também equipado com um canhão de 30 milímetros – está programado para realizar uma campanha completa nos EUA a partir do próximo mês. A força aérea italiana quer modificar seis de seus C-27Js para a versão adaptada.

FONTE: Flightglobal

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

COLABOROU: Carlos Lima

Sair da versão mobile