Força Aérea Russa começou a testar o treinador SR-10 de asa invertida

A Força Aérea da Rússia já começou na base aérea Kubinka perto de Moscou, os testes oficiais de um avançado avião de treinamento com propulsão a jato SR-10, a primeira aeronave deste tipo desenvolvida por uma empresa privada russa, segundo o Defenceblog.

O nome da aeronave KB SAT, um avião com asas invertidas com 10º. Esta característica proporciona uma melhor estabilidade e controle a baixas altitudes, algo que pode ser conseguido em caças modernos apenas com o uso de motores de empuxo vetorado.

De acordo com porta-vozes da empresa, a aeronave atual Yak-130, usada na Força Aérea da Rússia para a formação de seus pilotos, é de fato uma aeronave para uma formação mais “avançada”, enquanto a formação inicial requer aeronaves mais simples e mais econômicas.

Na verdade, uma hora de voo de um SR-10 custa cerca de US$ 2.500 em comparação aos US$ 8.000 dos aviões Yak-130, equipados com seis pontos de armas e capaz de ser usado como uma aeronave de ataque leve.

O SR-10 é equipado com um motor turbo AI-25TLSh e assentos ejetáveis 00(zero zero) K-93, que podem salvar vidas e velocidade de até 950 quilômetros por hora.

Potenciais clientes podem ser tanto a Força Aérea Russa, como a Marinha Russa, bem como compradores comerciais e estrangeiros.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: RT

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