Fragata ‘Independência’ chega a Norfolk

A Fragata Independência (F 44), chegou em 19.04 a Naval Station Norfolk, onde foi recepcionado pelo Rear Adm. Michael C. Manazir, Comandante do Carrier Strike Group (CSG) 8, do porta-aviões nuclear USS Dwight D.Eisenhower(CVN 69), no qual o navio brasileiro vai operar integrado.

Na primeira fase dos exercícios, serão conduzidos treinamentos de MIO (Maritime Interdiction Operation), guerra antissubmarina, exercícios de tiro com canhões e lançamento de chaff, entre outros.

Na segunda fase da viagem, o navio participará do exercício “Fleetex”, onde serão realizados diversos treinamentos táticos, culminando com uma atividade de confronto de forças.

O evento contará com a participação de navios de Marinha de diversos países como: Alemanha, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos da América, Inglaterra, Noruega e Portugal, sendo o Brasil o único país não pertencente à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) a integrar este exercício.

A Fragata Independência terá como missão representar o Brasil perante esses países e adquirir novos conhecimentos operacionais, além de aumentar o grau de adestramento nos procedimentos já realizados pela Marinha do Brasil.

A participação do navio nos exercícios comprova a capacidade que a Força possui de operar integrada a um Grupo-Tarefa internacional e mostra a importância do Brasil no cenário da defesa marítima em qualquer parte do mundo, por longos períodos de permanência afastado do porto sede, como é o caso desta missão, onde a Fragata Independência passará cerca de 125 dias afastada do Brasil.

Sair da versão mobile