França iniciou conversações com os EUA para seu futuro porta-aviões “PA NG”

Evolved Aircraft Carrier (DEAC). Este projeto poderia servir de base para o porta-aviões da próxima geração da França. Ilustração Naval Group

Por Xavier Vavasseur – Editor-Chefe

A agência francesa de compras de defesa (DGA) e a Marinha Francesa (Marine Nationale) iniciaram conversações com os Estados Unidos sobre o Sistema de Lançamento de Aeronaves Eletromagnéticas (EMALS) para o futuro porta-aviões francês. Segundo informação, o programa será conhecido como “PA NG” (Porte-Avions de Nouvelle Génération).



Durante a conferência de imprensa da Euronaval de 24 de setembro, o General Sellier, chefe de programas navais da DGA disse ao Navy Recognition que as discussões sobre o EMALS com os colegas americanos começaram no verão de 2018. Ele ressaltou que essas foram conversas preliminares e que nenhuma decisão firme foi tomada (sobre a instalação de EMALS em um futuro porta-aviões), no entanto, ele reconheceu que as discussões incluíram aspectos técnicos.

Como informamos várias vezes no passado, o futuro porta-aviões da França provavelmente apresentará o EMALS pela General Atomics. A Marinha Francesa foi informada pela NAVAIR em ambos EMALS e AAG na instalação de teste em Lakehurst em 2017.

Emitida em fevereiro deste ano, a lei de planejamento militar de 2019-2025 menciona o seguinte sobre o porta-aviões: Serão iniciados estudos para definir como um novo porta-aviões poderia ser implementado durante esse período. Eles definirão como prioridade o sistema de propulsão da embarcação e as restrições de integração das novas tecnologias, particularmente em termos de catapultas. Esses estudos ajudarão a decidir sobre uma possível antecipação de sua construção e o formato desse componente para garantir sua permanência. (Nota: apenas um porta-aviões ou dois …)

Estes estudos preliminares de definição começaram em junho. Esses estudos preliminares envolveram a DGA, a Marinha Francesa e a indústria (Naval Group, Chantiers de l’Atlantique [antigo estaleiro STX] e Technicatome, especializado em reatores nucleares compactos). Um segundo estudo, com foco em design e sistemas, deverá ser lançado nas próximas semanas.

FCAS (Airbus) / UCAV (Dassault Aviation)

Uma “plataforma colaborativa” foi criada para simplificar a troca de informações entre todas as partes (agência de compras, usuário final e indústria), o que acelera o progresso do projeto. A plataforma colaborativa foi testada pela primeira vez (e comprovada) com o programa de fragata de tamanho médio da FTI. Contactado pelo reconhecimento da Marinha em agosto, um porta-voz da DGA disse que o trabalho em andamento ajudaria a definir vários aspectos-chave, incluindo programação, preços e aspectos técnicos (incluindo a escolha do tipo de propulsão) a serem apresentados ao ministério das forças armadas.

Em setembro, Florence Parly, ministra das Forças Armadas, disse que os estudos para um novo porta-aviões estão sendo lançados como parte da lei de planejamento militar de 2019-2025. “Ao lançar estudos para um novo modelo de porta-aviões, também estamos considerando se um ou dois navios são necessários”, disse ela durante o programa “Le grand rendez-vous”, da Europa 1 / CNews / Les Échos. “É a próxima lei de planejamento militar, para além de 2025, que terá que determinar os meios para a construção deste ou desses porta aviões e definir o número desses navios”. Ela ressaltou que o atual porta-aviões, o Charles de Gaulle, deverá permanecer em operação até cerca de 2040 (como planejado).

Dassault nEUROn testado com o porta-aviões Charles de Gaulle. Imagem: Marinha Francesa

Durante os Dias de Inovação do Naval Group, em junho, o CEO, Hervé Guillou, disse ao Navy Recognition que há dois novos fatores, dois “desconhecidos” que afetarão o tamanho de um futuro porta-aviões: o primeiro é o EMALS. Guillou explicou que detalhes técnicos sobre o EMALS eram necessários para projetar e dimensionar o porta-aviões. O segundo fator é a ala aérea: mais do que o FCAS (o futuro avião de combate tripulado atualmente sendo desenvolvido pela França e Alemanha) Guillou enfatizou que o verdadeiro fator desconhecido é o futuro dos UCAV, porque drones nunca foram usados ​​em porta-aviões antes: os porta aviões terão que ser dimensionados levando em conta o fator “aeronaves não-tripuladas”.

A DGA e a Marinha Francesa realizaram anteriormente uma campanha de teste para estudar o uso de um UCAV em um ambiente naval: Em julho de 2016, o demonstrador de veículos aéreos de combate não tripulados (UCAV) fez vários passes verticais de baixa altitude acima do porta-aviões Charles de Gaulle. A campanha de testes incluiu interações no mar com o porta-aviões para avaliar a furtividade do nEUROn em relação aos sensores das plataformas navais.

Sobre o EMALS

O Sistema de Lançamento de Aeronave Eletromagnética (EMALS) foi projetado para substituir o sistema de catapulta a vapor atualmente usado em porta-aviões da Marinha dos EUA. O USS Gerald R. Ford (CVN 78) é o primeiro porta aviões a usar o EMALS. Devido à sua arquitetura flexível, o sistema de lançamento de aeronaves eletromagnéticas pode lançar uma ampla variedade de aeronaves e pode ser usado em uma variedade de plataformas com diferentes configurações de catapulta.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Navy Recognition



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