Frota russa do Pacífico participará de exercícios no Oceano Índico

VARYAG
Cruzador Varyag – Sputnik/ Ildus Gilyazutdinov

Uma flotilha da Frota russa do Pacífico já chegou ao Oceano Índico e deverá participar dos exercícios navais conjuntos com a Índia INDRA NAVY 2015.

O grupo de navios inclui o cruzador de mísseis guiados Varyag, o contratorpedeiro Bystry o navio-tanque Boris Butoma, o rebocador de resgate Alatau. Os navios atravessaram o estreito de Malaca (entre a península Malaia (Malásia) e ilha de Samatra (Indonésia) e saíram para o oceano Índico, informou a Frota do Pacífico.

“Durante as missões militares, as tripulações dos navios treinaram tarefas de defesa antiaérea <…>, foram realizados treinamentos de grupos antiterroristas, exercícios antinavio, ações das tripulações para assegurar a resistência e reabastecimento no mar”, diz-se no comunicado da Frota do Pacífico.

A flotilha saiu do porto de Vladivostok em 2 de novembro de 2015 rumo ao porto de Vishakhapatnam (Índia). Os objetivos principais da visita são reforçar e desenvolver as relações amigáveis entre Marinhas de dois países e realizar os exercícios militares INDRA NAVY 2015.

A visita e os exercícios durarão seis dias e terão dois componentes: naval e costeiro. Em 7-9 de dezembro, os comandos das partes planejarão ações conjuntas e em 10-12 de Dezembro será realizada a parte principal dos exercícios, que terão lugar no Golfo de Bengala. As manobras incluirão a organização conjunta de defesa antiaérea e antinavio. Planeja-se realizar ataques convencionais conjuntos contra alvos navais e aéreos. Os exercícios terminarão em 12 de dezembro com uma cerimônia de despedida dos navios da Frota do Pacífico.

Além disso, na terça-feira (1) o chefe do serviço de imprensa da Frota do Norte, Vadim Serga, disse que, em 2016, grupos de navios militares russos realizarão missões de treinamento no Ártico e no mar Mediterrâneo.

Destacou também que agora estão sendo realizadas manobras envolvendo navios militares e navios de abastecimento, estão sendo preparadas as tripulações de grandes embarcações antinavio e lanchas de desembarque para navegações de longo curso.

FONTE: Sputniknews

Sair da versão mobile