Futuro incerto para os quatro navios russos comprados por Cristina

Foto Armada Argentina
Foto Armada Argentina

Por Mariano De Vedia

Poucos dia depois de tomar posse, o ministro da Defesa, o radical Julio Martinez, já enfrenta sua primeira encruzilhada. Dez dias atrás chegaram a Bacia Norte os quatro navios russos adquiridos no governo de Cristina Kirchner e, para os quais, mais de US$ 10 milhões foram pagos.

São os mesmos navios cuja compra o próprio Martinez, quando no ano passado impetrou na Câmara dos Deputados um pedido de informações duro, dirigido para o então ministro Agustin Rossi, considerando que a compra não era desejável.

Fontes militares disseram, entretanto, que o custo final da operação ultrapassou os 15 milhões, por ter que adicionar custos como o envio à Rússia de setenta técnicos em março e agosto para inspecionar os reparos e treinar o manuseio dos navios.

“Não são quebra-gelos nem navios polares, menos ainda avisos ou patrulheiros oceânicos. Eles têm velocidade para patrulhar, navegando a 10 nós (18,52 mph), contra 16 ou 20 nós de qualquer navio atualmente navegando pelo Atlântico Sul. Além disso, não têm armas e seus motores consumem diesel demais”, levantou o então deputado Martinez no seu pedido de informações, objeto das negociações de Cristina Kirchner com a Rússia.

Um de seus primeiros atos como ministro será definir, em conjunto com as autoridades da Marinha, que uso será dado aos navios cuja compra desaconselhou. Pessoas próximas a Martinez comentaram que o novo ministro vai encontrar “uma má compra”, embora nada mais possa fazer.

Na Marinha, pelo contrário, estão todos felizes com a “renovação” da sua frota. “As inspeções dos nossos engenheiros e almirantes na Rússia foram muito bem sucedidas. Eles foram ver todos os equipamentos testados. Os protocolos foram cumpridos. Os quatro navios estão operando, viajando para Buenos Aires com uma velocidade média de 12 nós, e qualquer um pode ir para a Antártida. Eles têm pela frente uma vida útil de 25 anos “, disse o porta-voz da força.

Os barcos foram batizados com nomes referentes as ilhas Malvinas: Puerto Argentino, Islas Malvinas, Estrecho de San Carlos e Bahía Agradable. Até agora foi decidido que o primeiro irá para Puerto Belgrano, o segundo para Ushuaia e os dois últimos para Mar del Plata. Rossi recebeu os navios no sábado, 05 de dezembro, acompanhado pelo comandante da Marinha, almirante Fernando Gaston Erice, que os definiu como navios tipo Aviso, com capacidade polar, valorizando a compra porque “vai aumentar a capacidade operacional”. Ele disse que vai proporcionar maior segurança para os navios por serem”mais modernos e econômicos”.

Na Armada acreditam que serão usados para rebocar navios ou submarinos afundados, para o apoio logístico de campanhas antárticas, atividades oceânicas e fluviais apoiando as comunidades. Num primeiro momento haviam apresentado os barcos como adequados para patrulhar o mar e lutar contra a pesca ilegal, mas a Rossi eles se limitavam a explicar que reforçará a “Argentina no mar”.

Martinez tinha questionado a capacidade operacional dos navios pela sua antiguidade, porque apesar de substituir os navios que datam dos anos quarenta, foram construídos com tecnologia russa da década de 80 e peças de reposição são difíceis ou impossíveis de obter hoje no mercado.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: La Nacion

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