GPS para o míssil Taurus sul-coreano

O governo dos Estados Unidos aprovou a exportação de receptores GPS militares para a República da Coreia. Os dispositivos serão instalados em mísseis de cruzeiro Taurus.

A agência de notícias sul-coreana Yonhap transmitiu informações de que Washington recentemente aprovou a venda de receptores GPS militares, com os quais serão equipados os mísseis de cruzeiro KEPD-350 Taurus. Sua plataforma lançadora deve ser as aeronaves multifunção F-15K Slam Eagle, já em uso pela Daehanminguk Gong-gun (Forças Aérea da República da Coreia).

O KEPD-350 foi desenvolvido pela joint-venture TAURUS Systems GmbH, integrada pela LFK alemã (EADS/MBDA) e os suecos da Saab Bofors Dynamics. É um míssil de cruzeiro, com 5,1m de comprimento e asas dobráveis com extensão de 2,06 m. Seu peso é de 1400 kg, sendo 499 kg da ogiva “Mephisto” (Multi-Effect Penetrator, High sofistication and Target Optimizated).

O Taurus é propelido por um motor turbofan Williams F121-WR-115 com mais de 6,67 kN de empuxo, o que permite uma velocidade máxima de 0,8-0,95 mach. O seu alcance é de mais de 500 km. A orientação sobre o alvo é realizada por sistemas de navegação inercial corrigidos por navegação GPS de acordo com o terreno e navegação por marcadores, usados para guiar o autodiretor infravermelho.

Os receptores GPS americanos das Taurus serão utilizados para garantir que eles estejam imunes à interferência emitida pelos sistemas da defesa aérea norte-coreana. De acordo com a Yonhap, operando a partir das bases da Daehanminguk Gong-gun, um F-15K armado com a KEPD-350 poderia executar um ataque contra a capital da Coreia do Norte, Pyongyang, ou usá-los sobre o Mar do Japão e destruir o espaçoporto de Musudan-ri (Tonghae), encontrado na parte norte do país.

Ainda, de acordo com representantes da agência sul-coreana de ordens militares (DAPA) as Taurus com os receptores GPS americanos vão entrar em serviço na Daehanminguk Gong-gun nos próximos 2-3 meses. Até o final deste ano, devem ser concluídas as entregas de dezenas de mísseis KEPD-350 da Alemanha.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Junker

FONTE: Altair

Sair da versão mobile