Gripen E da Saab ainda pode ser o futuro caça da Força Aérea Suíça

70 novos caças para 14 bilhões de francos suíços?

Após o desastrada tentativa de adquirir os caças caças Gripen E, novos aviões de combate devem ser adquiridos através do orçamento do Exército, excluindo um referendo. Isto foi recomendado por um grupo de especialistas da Confederação. Dependendo da variante, a compra custaria entre CHF 4 bilhões e CHF 14 bilhões

Na verdade, a partir do próximo ano, aviões de combate do fabricante sueco Saab deveriam estar voando nos céus da Suíça. Um total de 22 aviões seriam adquiridos por 3,1 bilhões de francos suíços. Em 18 de maio de 2014, no entanto, 53,4 % dos votos do plebiscito foram contra a compra.

“Bodluv” novamente sobre análise

O grupo de especialistas Neue Kampfflugzeuge e o grupo que o acompanha, já apresentaram suas recomendações para a mídia na última terça-feira, o que já havia vazado na imprensa. Em princípio, eles vêem a compra de novos caças como urgente, porque, de outra forma, a Suíça perderia toda a capacidade para proteger seu espaço aéreo de forma independente.

Paralelamente à aquisição de novas aeronaves, seria necessário avaliar um sistema de defesa aérea terrestre, diz o relatório. Após a suspensão do projeto Bodluv, no entanto, o grupo de especialistas primeiro recomenda uma análise de mercado. Como um desafio, ela vê que agora, os dois grandes projetos não são originalmente escalonados, mas no mesmo período do processo político.

Plebiscito Rompido (desconsiderado)

Em termos concretos, o grupo de especialistas propõe quatro variantes: a discussão é a aquisição de 20 a 70 aeronaves, com o custo entre 4 e 14 bilhões de francos suíços. Ao contrário do Gripen, que deveria ter sido adquirido através de um fundo, o grupo de especialistas recomenda o financiamento através do orçamento regular do exército. Todos os outros modelos de financiamento teriam desvantagens econômicas, financeiras e, por último, não menos importantes, de política de segurança, de acordo com o relatório.

O grupo que acompanha compartilha a visão de que o financiamento especial não é recomendado. Mas não é uma questão de saber se as pessoas devem ter a última palavra. A maioria defende uma aquisição adequada, como o grupo que acompanha escreve em suas recomendações. Isso excluiria um referendo.

F/A-18 ainda funcionará por mais tempo numa emergência

A variante mais cara na faixa de 15 a 18 bilhões de francos suíços fornece a compra de 55 a 70 aviões de combate, bem como sistemas de defesa aérea terrestre (Bodluv) de maior e menor alcance. Do ponto de vista do grupo de especialistas, isso poderia ser o mais abrangente pela força de combate da força aérea em caso de tensões mais longas.

Por nove bilhões de francos suíços, a Suíça poderia adquirir 40 aeronaves e um sistema Bodluv de maior alcance. O último poderia cobrir aproximadamente a área central. No entanto, objetos e unidades de combate implantadas seriam restritas.

A terceira variante fornece a compra de 30 aeronaves e um sistema Bodluv mais extenso como variante 2. Uma desvantagem, no entanto, do ponto de vista do grupo de especialistas seria a perseverança limitada de algumas semanas na manutenção do espaço aéreo. Esta variante recebeu a maior aprovação no grupo acompanhante. Três dos quatro partidos no Congresso Nacional os apoiaram.

Como variante mínima, os especialistas consideram a compra de 20 aeronaves e um sistema Bodluv análogo à variante 2 para um total de cinco bilhões de francos suíços. O fim da vida útil do F / A-18 teria que ser adiado. Pelo menos no início de 2030 haveria cerca de 50 aeronaves de combate disponíveis para proteger o espaço aéreo.

Os drones não são uma alternativa

Os grupos de especialistas também examinaram alternativas à compra de novos caças. Nenhuma opção, no futuro previsível, está em sua visão de aeronaves de combate não tripuladas, como os drones. Os especialistas também se opõem a uma pequena frota de aeronaves, em troca de uma expansão considerável da cooperação internacional. Essa ideia é “ilusória”.

“Um processo de decisão está planejado até 2020 e o Parlamento deve decidir sobre a aquisição em 2022”, disse Claude Meier, presidente do grupo de especialistas, antes da mídia em Berna. A partir de 2025, a nova aeronave será entregue e permanecerá no ar de 2030 até os anos 50 ou 60.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Cléber Barreto

FONTE: Basler Zeitung

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