Guerra por outros meios: Usos políticos do poder naval pela China

A assertividade recente da China no mar do Sul da China  é um prenúncio do que está por vir. O projeto de poder naval de Pequim e os enormes recursos alocados abriram novos horizontes estratégicos para os líderes chineses e os comandantes militares.

Com uma frota maior e mais capaz à sua disposição, Pequim está bem posicionada com sofisticadas estratégias, mais eficazes e de difícil oposição. Embora essas estratégias ainda não pressagiem o fundamental reordenamento das forças marítimas do Sudeste Asiático, provavelmente elas irão render dividendos, incrementando objetivos maiores para o avanço da China no mar.

O abrangente poder naval chinês

O crescente aumento dos meios navais e marítimos da China está possibilitando à Pequim, prosseguir com suas ambições. O processo de modernização da Marinha do Exército Popular de Libertação (PLAN), desafiou as previsões de muitos no Ocidente, revertendo conclusões pessimistas que iam até mesmo sobre a aptidão da China no mar. Mas, o poder naval é mais do que apenas a Marinha. Pelo contrário, é um processo contínuo que fornece a Pequim uma gama de opções. Plataformas e sistemas não navais e não militares, são responsáveis por uma parcela significativa do poder naval chines.

Armamento de precisão de longo alcance implantado no continente pode ter influência em eventos, talvez decisivamente, no mar. O míssil balístico anti-navio, capaz de manobrar e de atingir alvos em movimento no mar, é apenas um de uma grande família de mísseis do Arsenal da China, que poderiam realizar missões navais. Com efeito, o PLA oferece um grande número de caças, bombardeiros e unidades de mísseis de cruzeiro em terra, que podem lançar salvas de mísseis anti-navio.

O crescimento da vigilância marítima e dos serviços de aplicação da lei chineses tem sido igualmente impressionante. O braço civil do poder naval na China permitiu a Pequim despachar navios não militares para enfrentar as Filipinas no Mar da China Meridional e o Japão no leste do Mar da China. Mesmo navios civis poderiam formar milícias marítimas para conseguir atingir os objetivos náuticos da China. Em suma, Pequim possui diversos meios, em se tratando de poder naval, para defender as suas prerrogativas no domínio náutico.

Usos políticos de forças militares e não-militares

O crescente poder naval de Pequim o levou a empregar estratégias que envolvem o uso de instrumentos políticos militares e não militares contra adversários mais fracos no Sul do Mar da China. Estas estratégias habilmente combinam demonstrações das capacidades de combate e de força. Elas aumentam a alavancagem da China na prolongada luta político-militar e desbastam a vontade do adversário.

Para o caso de crise em tempos de paz entre a China e as relativamente fracas potências do Sudeste asiático, combinações inovadoras de forças PLA poderiam ser usadas para compelir a vontade dos vizinhos do sul de Pequim. Considere o referido míssil balístico anti-navio.  Se ele possui o desempenho anunciado, o mesmo poderia ajudar a compensar a atual deficiência no inventário naval da China. O alcance de tal apoio de fogo a partir da costa ao longo de todo Mar da China Meridional iria aliviar os encargos sobre a frota chinesa ao aplicar pressão constante sobre os desafiantes dos interesses de Pequim em tempo de paz.

Sob o guarda-chuva de proteção de mísseis balísticos anti-navio, mesmo navios de guerra menores seriam ideais para intimidar as partes mais fracas. Por exemplo, com flotilhas de pequenas embarcações de ataque rápido armadas com mísseis, operando nas Spratlys sob a cobertura dos citados mísseis balísticos, a China poderia segurar a maioria das forças de superfície do Sudeste Asiático nos portos. Saídas ocasionais dessas unidades seriam um sinal da determinação chinesa, fazendo oponentes fortes recuarem ou tolerarem os desejos de Pequim. Esse tipo de diplomacia da canhoneira com características chinesas é concebível em futuras crises.

A capacidade da China para aplicar os elementos não militares de seu poder naval estava em plena exibição em Scarborough Shoalna primavera passada. O impasse com os filipinos  envolveu os navios da guarda costeira, navios não combatentes, sob o controle da China Marine Surveillance (CMS), uma agência encarregada da proteção exclusiva das zonas econômicas de Pequim.

Em uma demonstração sem precedentes de resolução, navios da CMS entraram em águas territoriais japonesas perto das ilhas Senkakus logo após Tóquio decidir nacionalizar as ilhas disputadas em setembro de 2012.

Empregando ativos não militares em confrontos territoriais, a China revela uma estratégia sofisticada para garantir suas reivindicações marítimas. O uso de meios não-militares evita escaladas  enquanto asseguraam que as disputas permanecem localizadas. Especificamente, ele priva os Estados Unidos e outras potências estrangeiras das justificativas para intervir em nome das capitais ameaçadas na região.

Ao mesmo tempo, os navios não militares capacitam Pequim a exercer baixo grau, mas incessante pressão sobre os pretensos rivais no Mar da China Meridional. Patrulhas constantes podem sondar fraquezas dos Países costeiros com capacidade de vigilância marítima e testar a sua determinação política.

 

Mantendo os litígios em banho maria,  concede a China a iniciativa diplomática para aumentar ou diminuir a pressão como as circunstâncias estratégicas assim justifiquem.

E se tudo o mais falhar, Pequim ainda pode empregar sua Marinha e  os ativos baseados em terra como retaguarda para as agências civis. Que a China, ao contrário de seus rivais mais fracos, tem a opção de escalar o conflito, só amplifica o fator de intimidação em lugares como Scarborough Shoal ou as Ilhas Spratly. Como observado acima, a simples possibilidade de coerção naval pode induzir o adversário a recuar em uma crise.

Na verdade, o maior saldo naval pende a favor da China, e o mais provável é que o mesmo se torne uma longa sombra lançada sobre as capitais do Sudeste Asiático contemplando suas opções.

Inócuas em si mesmos, patrulhas em tempos de paz têm peso significativo quando apoiadas por poder de fogo real. A interação entre as forças militares e as não militares chinesas alavancam, desta maneira, o poder estratégico de Pequim.

A estratégia da exaustão no Mar?

Atos esporádicos de coerção e intimidação podem não produzir resultados visíveis ou uma decisiva vitória na batalha. Uma série de showdowns podem  passar sem um fim à vista ou qualquer ganho real para a China. Mas os efeitos cumulativos de um impasse continuo poderiam induzir fadiga estratégica ao invés de avanços objetivos da China. Pequenas provocações chinesas são muito rápidas para que os Estados Unidos intervenham militarmente. Ficar abaixo da escalada, em seu limiar, acrescenta massa de manobra para testar a firmeza dos EUA, enquanto solidifica suas próprias reinvidicações.

Como a China pressiona e sonda as expectativas regionais do que Washington poderia fazer, inevitavelmente os EUA poderiam resolver armar nações mais fracas. As perspectivas de recorrentes confrontos com pouca esperança de intervenção direta dos EUA poderiam pesar sobre as capitais do Sudeste asiático. Aplicado com paciência e disciplina, tal estratégia de exaustão poderia gradualmente erodir a confiança regional e minar a vontade política para resistir.

Mas esta abordagem de atrito é apenas um instantâneo do poder naval chinês hoje. É possível que a atitude de Pequim de graduar pressão seja apenas uma medida paliativa, dando tempo para a China construir a capacidade de ditar os eventos no mar. Tendências recentes sugerem que ambos os serviços, militares e não-militares, vão continuar a aumentar numa dieta constante de novos hardware e mão de obra.

Vinte anos praticamente ininterruptos de orçamento de defesa com dois dígitos  proporcionaram a China os recursos para desenvolver opções além daquelas dedicadas a uma contingência de Taiwan,  preocupação principal até recentemente. Analistas têm detectado acúmulos militares em áreas atribuídas ao teatro de operações do Sudeste Asiático. Pequim também parece estar impulsionando a construção naval ao longo de vários eixos simultaneamente, lançando cascos de navios de guerra de todos os tipos.

Da mesma forma, a utilização dos serviços marítimos está recrutando nova mão de obra, tendo como foco navios de guerra desativados. Além disso, os estaleiros chineses estão a transformar cutters para o estado da arte como se fizessem salsichas. Muitos são capazes de patrulhas sustentadas nos confins dos mares da China, assegurando que Pequim pode manter uma presença visível nas águas em que afirma jurisdição soberana.

Na verdade, o navio Haijian 84, um dos mais modernos da China, ocupava o epicentro do imbróglio Shoal Scarborough.

Certamente a China ainda carece de meios militares suficientes para fazer o Mar da China Meridional um lago chinês. Controlar o mar mais ou menos permanentemente significa excluir as marinhas rivais dessas águas, o que permanece além de seu alcance, se é que este é o objetivo.

No entanto, mesmo um aumento modesto no poder naval chinês, poderia perceptivelmente mover o equilíbrio regional de poder em favor de Pequim em contingências de tempos de paz não envolvendo a Marinha dos EUA. Alguns países locais, notadamente o Vietnã, embarcaram em programas de modernização naval, mas eles não são susceptíveis de manter o ritmo como a China. Ao longo do tempo,a esquerda sem oposição política, auxiliados por países poderosos como os Estados Unidos, Japão ou Austrália, mesmo em pequena escala, mostra a potência naval chinesa sobre frotas do Sudeste asiático, com aquiescência relutante para as preferências políticas internacionais de Pequim. Esse consentimento, relutante no entanto, iria entregar um duro golpe nas fundações da ordem regional.

Implicações para os EUA “reequilíbrio” para a Ásia

A análise anterior mostra a situação de muitos países do Sudeste Asiático, caso enfrentem a China por conta própria. Não surpreendentemente, muitos países regionais olham para os Estados Unidos como um baluarte contra os avanços chineses. Eles reconhecem que a primazia americana no transporte marítimo na Ásia será o árbitro crucial das ambições chinesas. Washington,por sua vez, emitiu pronunciamentos públicos sobre a sua própria participação em águas asiáticas. A administração de Obama “pivot” ou “Reequilíbrio” para a Ásia, procurou tranquilizar o público da região que os Estados Unidos não vão abdicar do papel estabilizador que tem há muito tempo.

Felizmente, ainda há tempo para maximizar esta convergência de interesses e organizar uma resposta eficaz. A China está, pelo menos por uma década, longe de acumular poder naval preponderante que possa manter os Estados Unidos fora do Mar da China Meridional durante uma eventual incursão chinesa em cima de países do Sudeste Asiático. Enquanto isso, Washington pode adotar medidas para garantir que os desejos de submissão regional pela China, não seja uma conclusão precipitada.

Primeiro, Washington e seus aliados devem contribuir ativamente para que os países do Sudeste Asiático se ajudem. Atores locais devem possuir alguma capacidade de lidar com as invasões chinesas no mar. Os EUA transferiram “Cutters” de 1960, ex-US Coast Guard, para as Filipinas, o que é um passo modesto na direção certa. O calendário das entregas acabou por ser fortuita: a primeira embarcação filipina a responder em Scarborough Shoal, foi o BRP Gregorio del Pilar, o ex-USCGC Hamilton. Mas, eles não são suficientes para atender as necessidades de Manila.

Plataformas mais modernas e capazes são necessárias para combinar com as embarcações da China. Recente oferta do Japão de 12 novos navios de patrulha para as Filipinas é outro sinal encorajador de que poderes de fora estão buscando corrigir o equilíbrio de poder regional.

Em segundo lugar, os Estados Unidos devem incentivar o desenvolvimento de uma região, com amplo esforço afim de manter o controle de forças marítimas da China. UAVs, por exemplo, podem fornecer uma imagem comum do domínio marítimo de uma forma mais ou menos permanente para os países costeiros circundantes do Mar da China Meridional. Ao tocar em tais tecnologias, um arranjo de compartilhamento de informações das águas asiáticas de forma figurativa e literalmente mais transparente, seria um longo caminho para reforçar a confiança regional e dissuasão. É interessante notar que Tóquio tem vindo a fazer um serviço de divulgação em nome da região, comunicando publicamente em relatos detalhados, os trânsitos navais chineses através estreitos internacionais e outras atividades perto das águas japonesas.

Em terceiro lugar, os Estados Unidos devem elaborar planos que permitam o poder militar dos EUA, implementar rapidamente unidades armadas com capacidade marítima, como baterias de mísseis de cruzeiro, anti-navio, em solo amigável ou solo aliada. Possuindo a opção de surgirem forças aliadas defensivas a curto prazo, o que iria tranquilizar os aliados dos EUA em tempo de paz, enquanto substancialmente reforçam a capacidade dos EUA para agir efetivamente em tempos de crise. Reforços americanos seria para estabilizar os nervos, enquanto endurecem a determinação dos defensores locais. Os estados Unidos também devem incentivar aliados e amigos para desenvolver ou fortalecer suas próprias opções navais.

Por fim, a Marinha dos EUA deve rever premissas vigentes sobre a sua capacidade de comandar o patrimônio global. Anos permissividade pós-Guerra Fria, induziu uma confiança arejada que se fez sedutoramente fácil de tomar o controle do marem questão. Indiscutivelmente, a última vez que a Marinha dos EUA lutaram com um inimigo sério foi no Golfo de Leyte em 1944. Como a China caminha para o mar, um ambiente naval muito mais letal está surgindo. Para usuários muito habituados a águas não contestadas, riscos para a frota serão uma prioridade urgente.

Networking da Região

Estes passos irão ajudar a construir uma defesa em camadas interligadas, posturas que começam com os próprios agentes locais. Como linha de frente dos países, eles devem estar capacitados para executar respostas aos primeiros movimentos dos chineses no mar. O compartilhamento de informações entre os países costeiros será fundamental enquanto promovem uma ação coletiva. Uma rede de alerta para os países, ante manobras de Pequim, tem uma chance muito melhor de dissuasão, e, na sua falta, reagindo mais rapidamente às ações chinesas. Os Estados Unidos, por sua vez, seria um recurso estratégico para os parceiros do sudeste asiáticos com baixa capacidade militar e servem como símbolos potentes do compromisso americano com a região.

Elevando os custos e riscos de para a assertividade chinesa no Mar do Sul da China, complicando o cálculo de Pequim, inclinando líderes chineses a pensar duas vezes antes de agir. Induzindo cautela e aplicando um freio à dinâmica de Pequim no mar, iluminando as perspectivas para restabelecer o equilíbrio para a região e de retomada da iniciativa estratégica.

Por T. Yoshihara

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Colaborou: Marino

 

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