IAI oferece aos clientes do UAV Heron trocar a plataforma de voo para a Super Heron HF

A Israel Aerospace Industries oferece aos atuais usuários do Heron uma nova plataforma de voo acompanhada de um motor alimentado a diesel como parte do pacote de modernização para o padrão Super Heron HF. (Foto IAI)
A Israel Aerospace Industries oferece aos atuais usuários do Heron uma nova plataforma de voo acompanhada de um motor alimentado a diesel como parte do pacote de modernização para o padrão Super Heron HF. (Foto IAI)

Por Ivan Plavetz

Os atuais operadores de sistemas aéreos não tripulados (UAS por sua sigla em inglês) Heron da Israel Aerospace Industries (IAI) poderão trocar a plataforma de voo antiga por uma correspondente à última configuração Super Heron HF, cujos aperfeiçoamentos oferecem melhores performances de voo. Essa solução permite que toda aviônica embarcada integrada na plataforma primitiva seja “transplantada” para a nova.

Além de incorporar fuselagem mais ampla, o Super Heron HF recebeu um motor diesel mais potente instalado num compartimento redesenhado. Foi dimensionado para abrigar tanto o propulsor à gasolina Rotax 914 das variantes primitivas, quanto o novo Diesel Jet RSL de procedência italiana, que pode desenvolver potência nominal de 200hp (147kW) e foi baseado num modelo de aplicação automotiva fabricado pela Fiat. O  Diesel Jet RSL está em fase de certificação pela European Aviation Safety Agency. De acordo com a IAI, o acréscimo de peso representado pela adoção do novo motor é compensado pelo melhor regime de consumo de combustível.

O design aerodinâmico da nova plataforma foi optimizado apresentando formato mais refinado e asas dotadas de winglets para melhora do desempenho.  O Super Heron HF possui peso máximo de decolagem de 1.500 kg, incluindo 450 kg de carga útil máxima. A velocidade de cruzeiro da aeronave aumentou para 278 km/h.

Como as provisões de montagem de aviônicos internos do novo modelo são as mesmas do primitivo, a IAI está oferecendo para os atuais usuários desse UAS a nova plataforma acompanhada do novo motor como parte de um pacote de modernização. Os sistemas de superfície, incluindo a estação de controle (GCS), também permanecem idênticos.

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A IAI tem oferecido a variante Heron TP (turboélice)  para a França em cooperação com a local Dassault, entretanto, as avaliações estão paradas em virtude do contingenciamento de verbas e motivos políticos. A Força Aérea da França tem integrado alguns novos sistemas embarcados em seus seis Harfang, versão baseada no Heron 1, modelo empregado em voos de longa duração a meia altitude desde de 2007 no Afeganistão, Líbia e Mali.

No Brasil, o Heron é operado pela Policia Federal em operações de segurança interna na vigilância de fronteiras e acompanhamento de atividades ilícitas como tráfico de drogas e contrabando.

FONTE: T&D

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