Índia testa versão manobrável do míssil BrahMos

indian navy

Ontem a Índia testou com sucesso uma versão altamente manobrável do míssil de cruzeiro supersônico BrahMos, a partir de um navio de guerra naval na costa de Vishakhapatnam na Baía de Bengala.

“Às 9h30 da manhã, o míssil foi lançado para uma área pré-designada e realizou uma manobra dupla em forma de S antes de atingir o navio alvo designado apenas um metro acima da linha de água. A velocidade e o poder do impacto, fez o míssil rasgar o casco do navio”, disse o CEO da BrahMos Aerospace, A. Sivathanu Pillai.

Este é o 34º lançamento do BrahMos, tendo o último lançamento bem sucedido, ocorrido em outubro com o INS Teg no Mar da Arábia.

O sistema de mísseis BrahMos foi incorporado na Marinha da Índia em 2005, quando começou a armar os Destroyers da classe Rajput e instalados posteriormente, em muitos navios de guerra.

O míssil BrahMos é capaz de adquirir dados de satélite, não só do sistema americano GPS mas também do russo GLONASS,  o que garante redundância dupla.

Na última etapa, o seeker do míssil assume e o alvo é localizado com precisão de poucos metros,  o que garante que o alvo não terá chances de sobrevivência. “Isto foi provado mais uma vez hoje e com precisão”, disse o Ministro da Defesa A.K. Antony, parabenizando o comandante do navio de guerra da Marinha indiana e a equipe do BrahMos pela demonstração da capacidade do míssil.

FONTE: Hindu BL

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile