Interoperabilidade: O futuro da colaboração internacional entre Marinhas

Fragata alemã Sachsen

As missões multinacionais exigem Marinhas de todo o mundo para se comunicar, compartilhar dados confidenciais e realizar operações simultâneas. Os sistemas implementados em estruturas C2 em todas as nações devem ser interoperáveis e compatíveis para alcançar a verdadeira interoperabilidade. Antes da 8ª Conferência Anual de Navios de Superfície (29 de janeiro a 1º de fevereiro de 2018), o Comandante Andreas Uhl do Departamento de Planejamento no Desenvolvimento Futuro do Grupo da Marinha Alemã e palestrante na conferência Surface Wars Wars 2018, avaliou a necessidade de uma melhor interoperabilidade durante operações multinacionais e o que precisa ser melhorado para tornar a “interoperabilidade por design”, uma realidade.

Qual é o objetivo de “Framework Architecture 2030+” e de que consiste?

CMD Andreas Uhl – A arquitectura Framework 2030+ é uma arquitetura multinacional para defesa de navios contra mísseis e ameaças aéreas. É uma abordagem compartilhada baseada em funções comuns de Nível de Força, como, por exemplo, consciência situacional, avaliação de ameaças e planejamento de engajamento. Ele usa interfaces padrão entre sistemas C2, modelos comuns de dados e processos comuns.

Por que as forças da coalizão precisam construir a interoperabilidade dentro de seus próprios sistemas na próxima geração de navios de guerra de superfície?

CMD Andreas Uhl – A Marinha dos EUA e outras nações usam o Aegis Combat Systems como espinha dorsal para a interoperabilidade, enquanto muitos outros estão construindo navios com sistemas de combate diferentes. Atualmente, sua interoperabilidade é baseada no uso de links de dados táticos como Link 11, Link 16 e Link 22. As ameaças modernas que podem chegar até Mach 3, equivalentes a 1.000 metros por segundo, exigem reações de força muito mais rápidas de nós, como o link tático de dados pode garantir. O Framework Architecture 2030+ apresentará um processo automatizado de Coordenação de Avaliação e Avaliação de Trilha de Força, que fornece aos decisores um processo de planejamento de recursos de força muito mais rápido e mais robusto. Também não será invasivo nos sistemas de combate individuais.

Quais são os três elementos-chave essenciais para construir uma interoperabilidade eficiente pelo sistema de design?

CMD Andreas Uhl – Precisamos ter interfaces comuns para permitir algum grau de compatibilidade para trocar dados de forma mais eficiente. Processos comuns, como o processo de combinação de dados de identificação da OTAN, precisam ser implementados e modelos de dados comuns, como uma orientação de implementação para padrões comuns.

Quais são as principais questões associadas a uma falha para que as nações aliadas trabalhem em operações combinadas? Você tem algum exemplo?

CMD Andreas Uhl – Atualmente, os sistemas e sub-sistemas estão sendo construídos com interfaces e padrões proprietários e proprietários de fábrica. A OTAN atualmente não está estabelecendo acordos de padronização mais detalhados, incluindo a implementação de orientação no modelo de dados, como mencionado anteriormente. Além disso, nossas marinhas são parceiros, mas nossas indústrias de apoio são concorrentes. Por exemplo, 36 navios capazes de defesa aérea não-americanos do Canadá, Alemanha, Dinamarca, Espanha, França, Grã-Bretanha, Itália, Países Baixos e Noruega usam sete diferentes tipos de controle de combate sistemas, quatro famílias de radar diferentes e duas famílias de mísseis diferentes. Embora todos eles sejam projetados como tecnologia de arquitetura aberta, a interoperabilidade de seu sistema é zero, exceto através de um link de dados táticos. Isso tem implicações negativas em combate e nas capacidades de defesa nacional.

Como você vê a colaboração da frota naval internacional nos próximos vinte anos?

CMD Andreas Uhl – Se as indústrias europeias não adotam uma filosofia de parceria para uma arquitetura comum, como a Arquitetura Framework 2030+, por exemplo, o sistema de combate dos EUA Aegis pode se tornar o sistema dominante em todas as marinhas da OTAN. A cooperação multinacional se tornará um fator mais predominante não apenas para nossas frotas, mas outros serviços também. O Maritime Theatre Missile Defence Forum está dando um impulso para um novo nível de interoperabilidade, que poderiamos chamar de “interoperabilidade por design” para futuros combatentes de superfície.

TRADUÇÃO E ADPTAÇÃO: DAN

FONTE: DefenseIQ

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