Iraque quer comprar AT-6 para reforçar capacidade de combate ao terrorismo

AT-6

O governo iraquiano solicitou a venda de equipamento militar dos Estados Unidos no valor de USD 981 milhões, a Agência de Segurança Defesa e Cooperação (DSCA) anunciou no dia 13 de maio.

Sob três pedidos separados, no valor de USD 790 milhões, USD 101 milhões, e USD 90 milhões respectivamente,  o Iraque solicitou a venda de 24 Beechcraft AT-6 Texan II, aeronaves de ataque leve, a 200 Humvee blindados e 14 sistemas de torre aeróstato (incluindo sete Aeróstatos ). Todos os pedidos estão sendo feitos para melhorar as capacidades do Iraque contra o terrorismo e proteger a infra-estrutura.

A proposta de venda de 24 AT-6C , turboélice de ataque leve, inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR), também abrange motores de reposição, equipamentos de navegação, AN/AAR-47  sistema de detecção de lançamento de mísseis e contra-medidas AN/ALE-47, sistemas de distribuição, bem como peças, treinamento, suporte do fabricante e outros serviços auxiliares.

A segunda proposta de venda de 200 M1151A1 Up-blindados de alta mobilidade Multi-Purpose Vehicles (HMMWVs) também engloba a montagen de metralhadoras M2 de 12,7 mm (calibre .50), rádios comerciais, equipamentos de comunicação, reparação e peças de reposição e outros itens de apoio.

A terceira e última proposta de venda compreende sete Aeróstatos (17 metros) e 14 de rápida utilização inicial Aerostat (RAID). Sistemas, Torre, instalação, peças de reposição e reparação, equipamentos de apoio, publicações e dados técnicos, bem como pesquisas no local.

Os pedidos devem ser previamente aprovados pelo Congresso antes dos contratos poderem ser finalizados. Não foram divulgados prazos.

COMENTÁRIO

Dos três pedidos, a proposta de venda de 24 AT-6C greve luz e aeronaves ISR é sem dúvida o mais significativo.

Com base no avião de treinamento T-6, 15 dos quais foram operados pela Força Aérea Iraquiana (IqAF) desde 2009, o AT-6 vem com um motor mais potente e está equipado com uma variedade de ar-superfície e munições mísseis para o papel de caça leve. Também é equipado com um electro-optical/infrared (EO/IR) sensor ISR.

Enquanto a notificação do DSCA não faz qualquer menção de possíveis armas, o AT-6 é configurado para transportar munições de precisão, tais como bombas guiadas a laser e mísseis guiados por laser. Ele também pode transportar bombas, foguetes não guiados e sistemas de metralhadora/canhão em pods nos seus seis pontos duros sob as asas, bem como mísseis ar-ar de curto alcance para auto-defesa.

Dada situação de segurança do Iraque no que diz respeito as atividades terroristas em curso, a AT-6C faria um complemento perfeito para a aviação de asa fixa da IqAF, ao lado dos Cessna C208 Grand Caravan.

O AT-6C cumpriria um papel dentro das forças armadas iraquianas entre os low-end helicópteros armados Bell 407 do exército, T-6A e Utva Lasta 95, instrutores da Força Aérea; do high-end KAI FA-50 Golden Eagle e F-16 Lockheed Martin multirole. Helicópteros armados não têm a carga ou resistência como o AT-6B e são mais vulneráveis a fogo de chão, eles podem carregar bombas, mas eles não têm os sistemas de armas guiadas com precisão.

Além das limitações de helicópteros low-end e os treinadores, os caças de alto desempenho, tais como o F-16 e FA-50, são muito caros para adquirir e operar e não necessariamente tem a flexibilidade dos turboélices menores e mais lentos em termos de persistência, sustentabilidade e capacidade de resposta.

Iraque já havia solicitado 36 AT-6B de ataque leve, mas nenhum contrato foi assinado. Não está claro qual é a diferença entre o AT-6B e AT-6C, e que poderia ser apenas que a AT-6B , designação para o Beechcraft AT-6, enquanto a designação do Departamento de Defesa dos EUA para a mesma plataforma é AT-6.

Se essa venda é realizada, o Iraque se tornará o primeiro cliente para a variante de caça light da aeronave de treinamento Texan II.

NOTA DO EDITOR: O AT-6 irá receber esta encomenda, apesar da USAF ter optado pelo Embraer A-29 Super Tucano, por ser o melhor caça de ataque leve no mercado? Sim, a encomenda é da Força Aérea Iraquiana, mas a mesma é orientada pelos EUA. Os pilotos americanos usarão o melhor, já os iraquianos usarão um treinador adaptado.

FONTE: Jane’s

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

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