Israel bombardeia o Líbano após ataques fracassados em direção ao seu território

Reuters – Seis mísseis foram disparados do Líbano em direção ao norte de Israel na segunda-feira, mas não conseguiram cruzar a fronteira, disseram os militares israelenses. Eles informaram que em resposta, a artilharia foi disparada “nas fontes dos lançamentos” no Líbano.

Uma fonte de segurança libanesa disse que bombas foram ouvidas sendo disparadas do sul do Líbano e esforços estão sendo feitos para identificar o local. A fonte disse que cerca de 22 projéteis foram disparados pela artilharia israelense em território libanês.

A Força Provisória das Nações Unidas no Líbano disse ter detectado disparos de foguetes em torno de Rashaya Al Foukhar, no sul do Líbano.

“O chefe da UNIFIL entrou imediatamente em contato com seus homólogos do exército libanês e comandos das IDFs incitando as partes a exercerem o máximo de contenção para evitar qualquer agravamento da situação. As IDF agora pararam o fogo”, escreveu a missão no Twitter. “A situação na área agora está calma.”

Não houve relatos de vítimas ou danos, e o bombardeio não pareceu sinalizar a abertura de uma nova frente de combate de Israel com militantes na Faixa de Gaza.

O bombardeio libanês fez com que sirenes de ataque aéreo israelense soassem perto do kibutz de Misgav Am, ao longo da fronteira norte de Israel com o Líbano.

Foi o segundo incidente de ataques na fronteira na semana passada. Na quinta-feira, três foguetes foram lançados do Líbano em direção ao norte de Israel na quinta-feira, mas caíram no Mar Mediterrâneo, sem causar danos ou vítimas.

Israel travou uma guerra de 2006 contra os guerrilheiros do Hezbollah, que dominam o sul do Líbano e têm acesso a foguetes avançados. A fronteira tem estado quase quieta desde então. Pequenas facções palestinas no Líbano dispararam esporadicamente contra Israel no passado.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile