Japão encontra um cais militar chinês secreto perto das ilhas em disputa

Uma fonte de jornais japoneses acredita que a China está construindo uma base naval apenas a cem quilômetros de instalações militares americanas na ilha japonesa de Okinawa.

O Japão descobriu um novo cais supostamente destinados a navios de guerra que a China esconde em sua cadeia de ilhas mais próximas de as ilhas em Senkaku (Diaoyu para Pequim), ora em disputa. Fontes do jornal “The Japan Times”  ligam a construção do cais para aumentar ainda mais o controle sobre a zona marítima em disputa, reivindicado por Pequim.

O cais se estende ao longo de 80 metros na ilha Nanji, cujo número de membros na província chinesa de Zhejiang não é contestada. A suspeita é causada, no entanto, pelo medo de que seja usado para acomodar embarcações de desembarque. Vários navios militares chineses foram vistos na ilha, disse o jornal.

O cais misterioso não está apenas a uma centena de quilômetros de Senkaku, mas também à mesma distância da ilha japonesa de Okinawa, existem várias bases militares  norte-americanas. Além do cais, a cadeia de ilhotas Nanju já tem um radar avançado e um heliporto e, supostamente, será construído neles uma pista para uso militar.

Se de fato é uma base militar, a intenção é melhorar a capacidade da China em responder uma potencial crise e fortalecer os sistemas de vigilância na área de identificação de defesa aérea, que Pequim prometeu a expandir em 2013.

A disputa sobre as ilhas no Mar da China Oriental e, mais especificamente, pelo arquipélago Senkaku, continua muito tensa. No início desta semana, Guarda Costeira do Japão espalhou um vídeo mostrando centenas de navios chineses que atravessavam as águas da área.

Perante estes fatos, o Japão prevê desenvolver e instalar um sistema de mísseis terra-mar para melhorar a sua defesa no Mar da China Oriental. Tóquio espera que sua implanta-los nas ilhas de Miyako, Ishigaki e Amami conforme detalhou um porta-voz do Ministério da Defesa.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: RT

Sair da versão mobile