JF-17 Block 2 fez seu primeiro voo e nova versão já está em desenvolvimento

JF-17
Caça JF-17 Block2 na estação de teste de vôo no PAC Kamra, à espera de seu primeiro vôo. Foto: Alan Warnes

Por Alan Warnes, Kamra, Paquistão

O primeiro caça JF-17 Block2 “Thunder”, fez seu vôo inaugural a partir das instalações da Pakistan Aeronautical Company (PAC), Kamra, em 9 de fevereiro.

A aeronave (número de série 2P01) fez mais três vôos bem sucedidos, antes de ser levada para a oficina de pintura em meados de fevereiro. Os vôos de testes foram um impulso para a PAC que continua a procura de um primeiro cliente de exportação para o seu avião.

O Air Commodore Ahsan Rafiq, Vice-Chefe Diretor de Projetos (Operações) JF-17 e um ex-comandante da unidade de avaliação do JF-17, descreveu a versão Block 2 como “um bloco 1 atualizado com a adição da sonda de reabastecimento (AAR), OBOGS, sistema de oxigênio melhorada [para permitir que o piloto a ficar mais tempo no ar], e melhoramentos no sistema de contramedidas eletrônicas (ECS) “.

A Força Aérea do Paquistão (PAF) tem um contrato para 50 JF-17 Block 2, mas como Air CDRE Ahsan apontou, “o sistema completo AAR não aparecerá até o caça 29, que deve voar ainda este ano [em Chengdu Aircraft Corporation ( CAC) na China]. “

Este JF-17 Block2, utiliza o radar pulse-doppler KLJ-7 no PAC Kamra em 19 de fevereiro. A versão Block3, que está sendo desenvolvida, irá acomodar um novo radar AESA. Foto:Alan Warnes

Num outro desenvolvimento, que envia um sinal claro de que a PAC e a CATIC (parceiro de marketing chinês) tem intenção de negócios na arena internacional, o JF-17 Block 2  também terá uma versão de dois lugares, que agora está sendo desenvolvida em Chengdu de acordo com os requisitos do PAF .

“Nós sabemos que os potenciais clientes gostariam de ter a opção de um bi-place, embora não seja um grande negócio para o PAF – Pakistan Air Force, que começou a voar vários tipos, [A-5, F-6, F-7P e F-7PG], sem uma versão de treinamento “, disse o Air CDRE Ahsan. “Isso vai nos dar a chance de mostrar a potenciais pretendentes, o desempenho do caça no ar.”

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE:IHS

Sair da versão mobile