MADEX 2017 – Míssil de ataque TSLM “Sea Dragon” foi apresentado pela 1ª vez

TSLM Sea Dragon Haeseong II – LIG Nex1 MADEX 2017

A Exposição Internacional da Indústria de Defesa Marítima – MADEX 2017, atualmente realizada em Busan, Coréia do Sul, foi palco para o debut do novo Míssil Tactical Surface Launch (TSLM) Haeseong II produzido pela empresa LIG Nex1.

De acordo com um representante da LIG Nex1, o míssil acabou de entrar em produção. Foi designado Haeseong II na ROK Navy (Marinha da República da Coreia) e Sea Dragon pela LIG Nex1. O míssil TSLM foi desenvolvido em 2011 e, a partir de 2016, começou a ser implantado a bordo dos navios da ROK Navy (na nova classe de fragatas FFX Batch I Incheon), em uma variante projetada para ser lançada a partir do “canister” e do lançador superior/inclinado.

O TSLM pode ser lançado a partir dos lançadores existentes do míssil anti-navio SSM-700K Haeseong (C-Star). A Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coréia do Sul (Defense Acquisition Program Administration – DAPA), anunciou no início deste ano que concluiu o desenvolvimento de uma variante TSLM destinada a ser lançada a partir do K-VLS (Sistema de Lançamento Vertical Coreano) agora montado a bordo de todos os novos navios de combate de superfície da Coréia do Sul. A produção em série desta versão do míssil será lançada em 2018 com entregas a partir de 2019.

O Sea Dragon é baseado no míssil anti-navio C-Star, com os dois mísseis compartilhando o mesmo corpo, turbojato e alcance (até 200 km). O sistema de orientação TSLM é baseado no INS usando a correção do GPS. A variante do míssil TSLM para o lançamento do K-VLS difere da variante superior/inclinada, com a presença de um reforço de lançamento mais poderoso, equipado com vetorização de empuxo.

De acordo com informações da DAPA de abril de 2017, o míssil TSLM está equipado com uma ogiva de submunições com elementos de fragmentação cumulativa, capaz de “atingir uma área que cobre o equivalente a dois campos de futebol”. A partir disso, pode-se concluir que o objetivo principal do míssil TSLM é vencer as posições dos sistemas de artilharia e mísseis da Coréia do Norte.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Navy Recognition

Sair da versão mobile