Manter as Fragatas OHP em operação não é nada fácil

Abordo da  fragata USS Elrod– Há um orgulho corajoso entre aqueles que servem a bordo de classe mais antiga de navios de guerra da Marinha dos Estados Unidos

“Amado pelo bronze, mas mimado por suas tripulações”. Quando alguma coisa quebra, como as coisas freqüentemente acontecem, é uma oportunidade de treinamento. Tripulação reduzida moldando marinheiros, com os quartos apertados para construir laços de amizade mais fortes entre os companheiros.

Bem-vindo ao “Ghetto Marinha” – frase que está escrita no crachá dos marinheiros, que orgulhosamente vestem a bordo das fragatas classe OHP –  Oliver Hazard Perry .

“Estes navios são os mais antigos combatentes da frota, e não é nenhum segredo que as coisas estão sempre quebrando por aqui”, disse o chefe especialista em turbina a gás ,(SW) James Richards a bordo do USS Elrod, que está em patrulha antidrogas há 6 meses no Mar do Caribe.

Ao mesmo tempo em que disse essas palavras, enquanto está sentado em seu “escritório” – uma mesa escondida da estação de controle central de engenharia – um alarme cortar o ar. Sem perder o ritmo, Richards se levantou e caminhou até GSM2 , aonde o (SW) Caleb Tubbs, oficial de engenharia,observava os mostradores.

“Chefe, temos uma leitura ‘de óleo de baixa” na turbina n º 1, recomendo que ligue para o número 2 e desligar a nº1 “, disse Tubbs.

Richard tem o painel de controle todo ocupado, cheio de luzes, botões e interruptores.

Prontamente, ao comunicar cada movimento à ponte, a mudança foi feita em minutos . Demorou alguns minutos para Tubbs girar todos os interruptores e mandar alguém para baixo ao espaço de máquinas principal e verificar o problema .

“Precisaremos suprir com um pouco de óleo”, disse Richards. “Mas todos eles( tripulantes), estão em formação agora. Ele vai ter que conseguir fazer a bola rolar. ”

Para Richards e Tubbs, é trabalho normal em um navio que é mais velho do que muitos de seus tripulantes.

“Como você pode ver, esta planta é antiga e requer cuidados constantes”, disse ele. “Isso é uma bênção mista,  por que nossos marinheiros começam a lidar com problemas o tempo todo e nós mostramos o que fazer e eles começam a praticar e aprendem de forma regular, porque algo sempre precisa ser corrigido.”

Eliminação Progressiva

A Marinha construiu 51 fragatas da classe OHP de  4100-ton , com comissionamentos entre 1977 e 1989. Como escoltas baratas e descartáveis ​​para as marinhas, as forças anfíbias e os comboios de abastecimento. O projeto provou ser popular em todo o mundo, com outros 20 sendo construídos para a Austrália, Espanha e Taiwan. Muitos dos 30 “FFGs”, que foram descartados pela frota estão servindo agora no Bahrein, Egito, Paquistão, marinhas polacos e turcos.

Os 21 restantes estarão provavelmente indo para o mesmo destino nos próximos anos pois a Marinha volta sua atenção para o pequeno navio de combate,LCS – Littoral Combat Ship, para realizar missões de fragatas tradicionais.

Três deram baixa neste ano fiscal e seis vão em 2013. Sete sairão entre 2014 e 2015. Os três restantes vão num ritmo mais lento, com dois deixando em 2017 e o último, o USS Ingraham, em 2019.

O problema é que as fragatas estão indo embora mais rápido do que a Marinha pode construir o LCS para substituí-las.

Essa demora tem feito com que muitos observadores sugiram a Marinha cobrir a diferença e estender a vida das fragatas restantes, mas os oficiais estão aderindo ao programa, dizendo que os navios são muito caros de se manter para fazer valer a pena.

“Teremos menos 31 navios para fazer o mesmo número de missões em 2015 do que havia em 2009”, escreveu o capitão da Marinha aposentado Rick Hoffman, que comandava a fragata USS DeWert e mais tarde o cruzador USS Hue City, em um artigo de 2009. “Descomissionamento das FFGs antes da chegada dos LCS ,que chegam à frota em número insuficiente para cobrir o conjunto de missões, parece introduzir risco significativo.”

O resultado final, disse ele, será a Marinha não ter navios para cobrir as missões que estão fazendo hoje, e algumas coisas vão acontecer. Oficiais têm sugerido que a construção e o trabalho antidrogas na América Central e do Sul será uma delas.

Até então, o USS Elrod é a ponta da lança. E os marinheiros do navio se tornaram hábeis em fazer mais com menos já que a tripulação foi gradualmente cortada.

“Isso é o que marinheiros da fragata fazem”, disse o Mate Senior Chief Gunner (SW / AW) Asa Worcester, chefe sênior do navio. “Isso não é o ideal, mas é fato que vivemos nela, todos os dias. “A missão ainda tem de ser feita. ”

Vida dura

Esta é a segunda turnê  de Worcester no USS Elrod e a terceira em uma fragata. Ele foi chefe a bordo do USS Elrod  e se orgulha de estar de volta.

“Eu sinto que há algo especial sobre estes navios e o tipo de marinheiro que produz”, disse ele. “Crescer nesse ambiente faz você ser melhor marinheiro – os nossos marinheiros não apenas sobrevivem, eles prosperam.”

Esse sentimento é ecoado acima e  abaixo nas fileiras. A vida é dura a bordo dos 453 pés de comprimento, e dos 45 pés de largura. A engrenagem é antiga e tem uma tendência para quebrar. Mas, ainda assim, Worcester, disse, a missão é cumprida por causa da tripulação.

“Temos máquinas antigas que nem sempre funcionam. Na verdade, ainda temos equipamentos eletrônicos aqui que usa válvulas( tubos de vácuo). Richards disse:Você sabe como isso é difícil de consertar? ”

Pior ainda, disse ele, é a falta de peças de reposição. Muitas das empresas que forneceram o equipamento na década de 1970 e 1980 estão agora fora do negócio, fazendo com que o USS Elrod e as outras fragatas usem peças de  navios descomissionados e muitas vezes tem que fazer a sua própria.

“E é aí que os nossos marinheiros se beneficiam”, disse Richards. “Marinheiros aprendem melhor seus trabalhos, fazendo-as, desmontando a engrenagem e reconstruí-la – e este é um ambiente de hands-on real para que eles aprendam.”

Essa realidade tornou Tubbs, que em seis anos a bordo do USS Elrod, é o marinheiro mais antigo do navio, em um oficial de 2ªclasse( second class petty officer), aonde fica o oficial de engenharia, uma estação de vigilância muito importante.

E não é apenas marinheiros de engenharia que se beneficiam dos fatos da vida fragata. Mesmo nas avaliações técnicas, a mesma história vem passando.

“Este navio foi projetado como uma plataforma para  a guerra anti-submarina, mas nós não estamos fazendo isso muito nestes dias”, disse o chefe dos técnicos do Sonar (SW) Scott Boger. “Temos essencialmente uma seção relógio, cerca de metade do que um Destroyer Arleigh Burke tem.”

“Meus marinheiros têm de ser mais envolvidos do que eles teriam em um novo navio, onde muito ainda está na garantia”, disse ele. “Nosso equipamento é mais velho e problemático, levando eles cada vez mais tempo na solução de problemas.”

Boger disse que eles ainda treinam para a missão ASW através da realização de cenários regularmente. Mas o dever fragata para eles é uma oportunidade de expandir-se como marinheiros, disse ele.

“O resultado é que em uma implantação como essa e em uma fragata, em geral, meus rapazes têm a capacidade de fazer mais coisas fora da divisão”, disse Boger. “Isso, por sua vez, os tornam mais competitivos a longo prazo contra os seus pares fora da Marinha.

No ciclo mais recente de promoções para second class petty officer, disse ele, das seis recomendações inicias para a promoção, o navio foi autorizado a dar duas, e eles eram da tripulação de Boger de um total de sete técnicos de sonar.

A oportunidade de aprendizado de vida na fragata não é apenas nas Deck Plats. É também no wardroom, de acordo com Cmdr. Jack Killman, comandante do USS Elrod.

“Para um oficial subalterno, uma fragata é uma sala de aula em movimento”, disse ele. “Você tem a chance de ficar a frente de um monte de relógios e aprender, e você não tem que lutar por deveres , já que  há mais do que o suficiente para aprender ao redor.” Tudo isso resulta em uma equipe muito forte do capitão para baixo até o mais baixo marinheiro.

As condições de vida também são difíceis. É apertado, e o navio também tende a rolar com os mares mais do que novos, navios maiores.

“É muito quente no verão e muito frio no inverno”, disse oTécnico em Cryptologia de 2 ª Classe (SW) Lance Ellis. “Uma vez tivemos que tomar banho de água fria durante duas semanas antes do que foi fixado. Você acaba aprendendo a lidar com o navio e ele não é grande coisa. Vida na fragata só faz você mais forte. ”

Como exemplo ele disse: fragatas só tem uma lavandaria central.

“Nós colocamos nosso material em sacos de malha, e é apanhado e lavado dessa maneira”, disse ele. “Ele volta enrugado e, por vezes úmido. Eu gostaria de poder fazê-lo nós mesmos. ”

“Eu tenho colegas de escola que foram para navios maiores e mais recente com todas as comodidades”, disse Ellis. “Eles não aprenderam a metade do que eu aprendi. Eles não têm idéia de que o meu mundo é assim. ”

Porque há menos pessoas, toda os membros da tripulação trabalham com manipulação de linhas e pintando o navio, bem como todos os tipos de relógios e trazendo suprimentos.

Quando lhe perguntaram quantas da tripulação de 180 pessoas, ele conhece pessoalmente, Ellis diz calmamente: “Everybody”( todo mundo).

“Na linha inferior nós somos uma família”, disse ele. “Eu pedi para vir para uma fragata a conselho dos meus chefes que me ensinaram na escola”  Lá me disseram que uma fragata me faria melhor marinheiro. Eles estavam certos. ”

“Você tem uma relação muito amigável com todo mundo e você sabe que pequenos fatos sobre eles e eles sabem pequenos fatos sobre você”, disse ele. “Você pode não ver alguém todos os dias, mas você os conhece. Quando a esposa de alguém tem um bebê, você ouve sobre ele e da próxima vez que passar por ele, você o cumprimenta e o felicita”.

Tudo isso é o que o trouxe de volta Worcester para o USS Elrod. Embora, para ele, isso irá terminar com uma nota triste.

“Eu estarei aqui quando  descomissionarem o  navio, eu vou ter que ajudar a colocá-la fora de serviço”, disse ele. “Mas, por agora, há missões para fazer e uma janela chegando para planejar.

“Depois disso, vamos trabalhar e implantar pelo menos mais uma vez. Nós simplesmente não temos tempo para nos preocupar com isso agora. Há muito em nossos pratos hoje, e isso é apenas a realidade da vida na fragata “.

FONTE: NavyTimes

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Classe Oliver Hazard Perry

A classe Oliver Hazard Perry de fragatas foi concebida pela Marinha dos Estados Unidos da América durante a década de 1970. Substituiram os contratorpedeiros da Segunda Guerra Mundial.

A classe foi baptizada em homenagem ao Comodoro Oliver Hazard Perry.

Danificada por uma mina, o USS Samuel B. Roberts é transportado pelo semi-subversívelMighty Servant 2 para Newport, Rhode Island.

O primeiro navio a ter o seu batismo de fogo foi o USS Stark, a 17 de Maio de 1987, no Golfo Pérsico, durante a Guerra Irão-Iraque, por um avião iraquiano. Nesse ataque, aparentemente acidental, morreram trinta e sete marinheiros norte-americanos, como num prelúdio à Operação Earnest Will, a escolta de petroleiros através do Golfo Pérsico. Em menos de um ano, a 14 de Abril de 1988, a fragata USS Samuel B. Roberts foi praticamente afundada por uma mina iraquiana. Não ocorreram baixas, embora tivessem de ser evacuados dez marinheiros. Os Estados Unidos retaliaram quatro dias depois, na Operação Praying Mantis, um ataque pontual às plataformas petrolíferas iraquianas que estavam a ser utilizadas como bases para raides contra os navios mercantes, como as operações de instalação de minas como as que danificaram o Roberts. Ambas fragatas foram reparadas nos estaleiros norte-americanos e retomaram ao serviço.

FONTE: Wikipédia

 

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