Moscou está perplexo pelo estardalhaço criado pela OTAN por causa de seu submarino no Mar do Norte

HMS-Kent-e-sub-russo

O Ministério da Defesa russo está surpreso com o fato de que “foram exigidos esforços conjuntos da Royal Navy e a NATO/OTAN para encontrar um submarino que ia na superfície e em baixa velocidade”.

O Ministério da Defesa russo expressou perplexidade com a informação publicada em um grande número de meios de comunicação britânicos sobre a intercepção de um submarino russo pela Marinha Real do Reino Unido – Royal Navy e de outros aliados da NATO/OTAN no Mar do Norte.

“Seria estranho se a Marinha Real e os seus aliados da NATO não tivessem percebido a presença do navio”, especialmente considerando que “vários navios de marinha mercante de diferentes países deram boas vindas aos nossos marinheiros no Mar de Barents, Norte da Noruega e em seu caminho por vários dias, seguindo a antiga tradição marítima, explicaram fontes do ministério para a agência TASS”.

Além disso, o Ministério russo afirmou que o submarino diesel-elétrico Stary Oskol completou uma série de testes de mar no Mar Báltico e do Norte e está a fazendo sua mudança para o sua base permanente junto a frota do Mar Negro. O submarino se move na superfície acompanhado pelo rebocador Altai.

De acordo com os tablóides britânicos “The Mirror” e “The Sun”, Vladimir Putin enviou um submarino de ataque ao Canal da Mancha alguns dias antes do jogo Inglaterra x Rússia pela Eurocopa, em um evento que os meios de comunicação descrevem como uma provocação .

Os meios de comunicação alertaram sobre o formidável poder ofensivo dos mísseis de cruzeiro e torpedos e se gabaram que o navio foi interceptado por uma fragata britânica em sua costa.

O “The Sun” cita também o secretário de Defesa do Reino Unido, Michael Fallon, que afirmou que a intercepção do submarino russo “mostra que a Royal Navy mantém-se vigilante em águas internacionais e territoriais para manter a segurança no Reino Unido para nos proteger de ameaças potenciais.”

Por sua vez, Daniel Thomas, o comandante do HMS Kent, que interceptou submarino russo, disse que “a detecção do submarino foi possível graças aos esforços conjuntos com os aliados da Otan.”

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: RT

Sair da versão mobile