Novo navio multiuso da Royal New Zealand recebe o ROV Saab Seaeye Cougar XT

 

HMNZS Resolution- Espera-se que o navio esteja em serviço com a RNZN em novembro de 2019. Foto: Força de Defesa da Nova Zelândia

O novo navio de apoio multiuso da Royal New Zealand Navy receberá o veículo robótico subaquático Saab Seaeye Cougar XT antes de ser transferido para a Nova Zelândia.

A Østensjø Rederi, com sede na Noruega, foi contratada para entregar a futura HMNZS Resolution (anteriormente ‘Edda Fonn’) ao Ministério da Defesa da Nova Zelândia em 2019 com um ROV integrado e sistema de mergulho entre suas atualizações.



O sistema de ROV que será entregue pela Saab inclui uma sala de controle e um sistema de lançamento e recuperação (LARS).

A capacidade de lançar o Cougar com segurança nos estados marítimos especificados pela Marinha Real da Nova Zelândia determinou o posicionamento do LARS dentro do navio, com o Cougar sendo lançado de um mezanino no interior do hangar do navio.

Juntamente com o LARS, o sistema completo inclui um Cougar XT padrão com pequenas modificações para incluir três câmeras e um sistema de sonar, juntamente com seu sistema de gerenciamento de cabo e três skids de ferramentas individuais com manipuladores, cortadores e sistema de jato de água.

Saab Seaeye Cougar XT

O HMNZS Resolution está programado para ser entregue à Devonport Naval Base em maio de 2019. Ele contará com um guindaste de salvamento de 100t e um sistema de posicionamento dinâmico contemporâneo que permitirá aos mergulhadores especializados da Marinha atingir níveis mais altos de eficácia e segurança, em uma maior variedade de condições.

A Marinha da Nova Zelândia estava inicialmente programada para receber um navio personalizado de construção nova, mas uma explosão de custos de US$ 148 milhões no projeto de atualização da fragata do país forçou o governo a considerar uma embarcação usada.

Autoridades de defesa identificaram o MV Edda Fonn, de propriedade e operado pela empresa norueguesa Østensjø Rederi, como a opção mais adequada de uma lista inicial de mais de 150 embarcações candidatas de apoio offshore e submarino.

Uma vez entregue, as modificações finais serão realizadas na Nova Zelândia. Espera-se que a indústria da Nova Zelândia esteja envolvida nesta parte do projeto, e o navio esteja em serviço com a Marinha em novembro de 2019.

O orçamento do projeto de NZ $ 103 milhões é para a compra, modificações e introdução em serviço.

FONTE: Naval Today

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN



Sair da versão mobile