Novo sistema de oxigênio e anti-g do Gripen E é testado

Se por algum motivo a pressão da cabine cair repentinamente quando um piloto de combate estiver em alta altitude, isso pode ter consequências fatais. No Gripen existem sistemas que detectam rapidamente se isso pode acontecer e tomam as medidas necessárias para proteger o piloto. Como parte dos testes do Gripen E, vários testes foram realizados recentemente para verificar esses sistemas.



A partir da segunda aeronave Gripen E (designada 39-9) em diante, o Gripen E tem muitos novos sistemas instalados, incluindo um novo Sistema Gerador de Oxigênio On-Board (OBOGS) e um sistema anti-g.

O sistema funciona de acordo com os requisitos definidos

O objetivo dos recentes testes no Karolinska Institutet em Estocolmo foi principalmente para verificar se esses sistemas funcionam de acordo com os requisitos definidos e se são compatíveis com a montagem de equipamentos que os pilotos usarão no futuro. O teste também aumentou a confiança de que o sistema está pronto para o voo e também permitiu que os pilotos soubessem como o sistema funciona antes de ser montado na aeronave.

“O foco era verificar se o sistema dava a pressão correta para a máscara de oxigênio e G-suit, dependendo da altitude real. Além disso, verificou-se que o nível de oxigênio que o sistema gera para o piloto está alinhado com o que é necessário”, disse John Färnstrand, engenheiro de testes de vôo da Saab Aeronautics.

Conduzido em uma câmara de pressão

Em suma, os testes foram realizados em duas câmaras de pressão diferentes, onde uma câmara simulava a cabine no avião e a outra simulava um espaço não pressurizado (espaço do dispositivo), onde o OBOGS era montado. Inicialmente foi utilizado um teste de boneco em conjunto com um simulador respiratório nos testes. Depois disso, um piloto de teste entrou em cena para fazer testes correspondentes e avaliar o funcionamento dos sistemas.

Simulação de pressão de cabine perdida

As amostras também incluíram a chamada descompressão explosiva, simulando a queda repentina na pressão da cabine em altas altitudes. Na realidade, isso poderia, por exemplo, ser devido à explosão ou perda do canopi da aeronave. Se isso acontecer, o sistema detectará rapidamente e também tomará as medidas necessárias para proteger o piloto.

“Para conseguir a chamada descompressão explosiva, montamos uma grande escotilha especialmente projetada entre as duas câmaras que permitia uma rápida equalização da pressão. No entanto, este teste só foi feito com um boneco de teste devido aos riscos”, diz John Färnstrand.

Várias empresas participaram

Da Saab, havia pessoal de vários departamentos diferentes envolvidos durante os testes, como engenheiros de sistema, pilotos de teste, técnicos e engenheiros de teste. Este tipo de teste também requer supervisão médica, de modo que um médico de voo compareceu e foi responsável pela segurança e monitorou a saúde do piloto de teste durante os testes. Houve também pesquisadores do KTH que apoiaram de várias maneiras.

Este tipo de teste foi realizado anteriormente, por exemplo, com o sistema anterior de oxigênio e anti-g, mas também ao introduzir um novo equipamento piloto com proteção CBRN.

FONTE: Saab

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN



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